Bachelet: Jamais apoiarei a tentativa de derrubar um governo

Durante sua primeira coletiva de imprensa como presidenta do Chile, Michelle Bachelet afirmou que jamais apoiará algum movimento que tente derrubar um governo eleito constitucionalmente de maneira violenta.

Bachelet lamentou a morte de Giselle Rubilar, cidadã chilena durante as chamadas “guarimbas” realizadas pela oposição venezuelana| Foto: Página de Michelle Bachele no Facebook

“Sempre há certos princípios que temos que valorizar, que são o respeito aos direitos humanos, a democracia e a Constituição”, ressaltou a mandatária.

Leia também:
Maduro agradece a Lula por carta em apoio à paz na Venezuela
Um mês após início dos protestos, Venezuela tem 26 mortos
Vice-presidente de Cuba reafirma respaldo ao governo venezuelano
El País e a Revolução Bolivariana na Venezuela
 

De acordo com a presidenta, “a atitude de todos os presidentes da Unasul é de acompanhamento e busca de todas as fórmulas para que a paz e o diálogo sejam a maneira como o povo venezuelano possa soberanamente seguir adiante”, afirmou.

A mandatária também lamentou a morte de Giselle Rubilar, cidadã chilena morta durante as chamadas “guarimbas” (barricadas) realizadas pela oposição venezuelana na cidade de Mérida, a 500 quilômetros de Caracas.

“Dei instruções à chancelaria para que possa ajudar a família e sabemos que o governo venezuelano está fazendo uma investigação para conhecer a verdade do que ocorreu”, acrescentou.

Bolívia respalda Venezuela

O presidente da Bolívia, Evo Morales também declarou, à Agência Boliviana de Informação (ABI), apoio ao processo de paz do país e ressaltou que os governos da região têm a “obrigação” de defender os presidentes democraticamente eleitos. Evo ressaltou que “é preciso respeitar os presidentes eleitos, sem se importar se são de direita ou de esquerda”.

Unasul

Em declarações proferidas nesta quarta (12), o chanceler da Venezuela, Elias Jaua, destacou a importância da Unasul como organismo garantidor da democracia no continente e lembrou que todos os presidentes e delegados de alto nível com os que conversou durante a posse da mandatária chilena expressaram apoio ao governo constitucional da Venezuela.

E afirmou que durante a reunião será feita uma solicitação para que uma comissão de diplomatas possa acompanhar a Conferência de Paz da Venezuela, convocada pelo presidente Maduro.

Da Redação do Portal Vermelho,
com informações da TeleSUR, El Universal e Notimex