"O chavismo segue forte e unido", declara chanceler venezuelano

O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, declarou nesta quinta-feira (19) que “o chavismo está forte e unido”. Ele afirmou também que o povo venezuelano batalha com a mesma convicção e a mesma lealdade ao governo diante da investida opositora. Jaua participou como convidado do programa conduzido pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.

Chanceler da Venezuela - AVN

O chanceler afirmou também que vê o chavismo "batalhando, unido, assim como sua direção política”. Ele disse ainda que, neste sentido, “a doutrina e lição deixadas por Hugo Chávez (1954-2013) estão presentes".

Segundo Jaua, o líder bolivariano conseguiu unir o povo e "por isso seguiremos de vitória em vitória”. Apesar de reconhecer a existência de críticas, o ministro disse que confia na unidade da luta dos venezuelanos. “Há criticas, Chávez as fez, o povo as tem, o presidente Maduro também, mas as críticas não podem destruir a unidade. A unidade é fundamental para preservar a revolução”, afirmou.

Durante um extenso diálogo com Cabello, Jaua também explicou o crescente apoio internacional à Venezuela, como na Comissão de Direitos Humanos, onde o país fixou posições em relação às ações violentas de grupos opositores.

Assinalou também a postura de apoio da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), o Movimento dos Países Não Alinhados e mais recentemente o total respaldo diante da cúpula do G-77 + China.

“Todos têm dado apoio à Venezuela, ao presidente Nicolás Maduro, à iniciativa de diálogo do governante desta nação e à rejeição à ingerência em seus assuntos internos. Não devemos desestimar nada, porque a campanha midiática desencadeada contra nosso país nos prejudicou, mas também é grande o apoio que recebemos”, enfatizou Jaua.

Segundo ele, há "um entendimento claro de que a Venezuela é assediada por ser um país independente, soberano, que levanta sua voz, e também por ser a primeira reserva petroleira do mundo".

Fonte: Prensa Latina