Governo e Farc concluem novo ciclo dos diálogos de paz na Colômbia

Termina nesta sexta-feira (3) o 29º ciclo de diálogos entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), após dez dias de debates sobre a situação das vítimas do conflito armado. Reunidos em Havana, Cuba, desde 2012, as partes procuram aparoximar posições em prol de uma paz duradoura no país.

Ivan Márquez - Efe

Durante o atual ciclo, as partes divulgaram o rascunho dos acordos parciais alcançados desde a abertura da mesa de conversas, nos pontos da reforma agrária (maio de 2013), participação política das Farc (novembro de 2013) e drogas ilícitas (maio de 2014).

Leia também:
Colômbia: Vítimas que participam de diálogos de paz são ameaçadas
Farc completa propostas sobre o tema de vitimas

Os representantes das Farc e do governo de Juan Manuel Santos receberam ainda nesta quinta-feira (2) o terceiro (de cinco) grupo de vítimas, escolhidas para expor seus pontos de vista e propor aspectos de reparação. Sob o auspício das Nações Unidas, da Conferência Episcopal e da Universidade Nacional da Colômbia, essas pessoas são responsáveis por debater os direitos daqueles que foram afetados diretamente pelo confronto,

As partes em diálogo devem persistir até chegar a acordos que permitam a construção de uma paz duradoura, com justiça social e garantias de que as violação aos direitos humanos não se repitam.

Ainda nesta sexta-feira, as partes negociadoras, lideradas pelo ex-vice-presidente Humberto de la Calle e pelo comandante guerrilheiro Iván Márquez, devem oferecer uma declaração conjunta no encerramento da jornada.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina