Hélio Leitão: A antiescola

Por *Hélio Leitão

Escola sem partido

Abre-se um novo capítulo na agenda política conservadora nacional. Após o revigoramento de pautas como a redução da maioridade penal e a flexibilização do controle de armas, antes adormecidas em perigosa latência, eis que o reacionarismo brasileiro desfralda, orgulhoso, a bandeira da “escola sem partido”.

Elevado ao status de “movimento” e disseminado em todo o País (já se tem notícia de que inspirou várias iniciativas legislativas no âmbito do parlamento federal e estaduais), busca-se impingir aos professores uma desejada neutralidade, impondo-lhes deveres como não se aproveitar “… da audiência cativa dos alunos para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias”.

A pretensão, a par de absurda, parte de premissas inteiramente equivocadas.

Assume a ideia de que o alunado forma uma plateia acrítica, passiva, receptáculo sem filtros de todas as ideias e conteúdos que lhes são despejados, o que está longe de ser verdade. O nível de informação disponível ao cidadão do século XXI, de fácil acesso, faz do público estudantil assembleia qualificada e questionadora. Quem está em sala de aula bem o sabe.

Querer que o professor em sala de aula se dispa de suas convicções político-ideológicas, de suas vivências e valores, é apostar no mito da neutralidade científica, o que há mais de um século a ciência tem como não mais do que isso mesmo, um mito.

Em boa verdade, a escola há de ser não o espaço das certezas, mas ao revés, o espaço da dúvida, da crítica, da reflexão, arena qualificada em que se dá o entrechoque dialético de ideias e visões de mundo. É assim que se forma e se desenvolve o conhecimento e a ciência. É nessa ambiência que se forja uma personalidade voltada para o respeito e a valorização das diferenças.

Nada disso parece sensibilizar o tosco conservadorismo brasileiro que insiste em travar a roda do futuro e flertar com o medievo.

*Hélio Leitão é Secretário da Justiça e Cidadania do Ceará

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.