Após aprovação da PEC55, baianos vão às ruas e pregam resistência

As ruas do Centro de Salvador foram tomadas, na última terça-feira (13/12), quando foi aprovada no Senado Federal, em segundo turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55, que congela os gastos públicos, inclusive sociais, por um período de 20 anos. A passeata saiu da Praça do Campo Grande, à tarde, e seguiu até o Campo da Pólvora.

Acompanhada de percussões, a manifestação também denunciou as reformas previdenciária, trabalhista e do ensino, e a repressão aos movimentos sociais. Os discursos das lideranças dos movimentos social e sindical, ao longo do percurso, estavam centrados em resistência popular às medidas do governo e em pedidos de eleições diretas.

“Estão querendo derrotar os direitos do povo”, afirmou o presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Aurino Pedreira. As mobilizações em Salvador são convocadas pelas Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), com as centrais sindicais e partidos de esquerda.

O PCdoB esteve presente no ato, através de dirigentes estaduais, municipais e da militância, endossando as críticas ao governo Temer e os pedidos de renúncia do presidente.

De Slavador,
Erikson Walla