Samuel Duarte Siebra: Sobre Economia, o que eu penso?

"Um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento é o que se necessita para o Brasil, e isso não tem a ver com esquerda ou direita: tem haver com o povo, soberania e nação. Quem defende esse projeto terá o meu respeito e admiração, tais como Lula, Haddad, Mauela D’Ávila e Ciro Gomes. Eu tenho lado e, embora não seja um tribuno conhecedor de economia, sei identificar quem defende esse país”.

Por Samuel Duarte Siebra*

Sou enfermeiro, professor de Biologia e tendo já ensinado a disciplina de matemática algumas vezes isso nem de longe me faz um “expert” em Economia. A despeito do meu contato com os números, uma conta não fecha no Brasil e, mais cedo ou mais tarde, ela vai explodir…

Um pais com mais de 118 milhões de brasileiros com cerca de aproximadamente 1% da riqueza produzida e pouco mais de 1 milhão de outros tantos brasileiros concentrando mais de 80% das riquezas dessa nação, como pode dar certo?

Aprendi que dinheiro gerar dinheiro é coisa do mercado financeiro, o chamado capital fictício, Por que chamam assim? Ora, o rentismo estimula apostas em ações e, por sua vez, fazem girar um grande mercado de concentração de capitais.

Contudo de onde vem o dinheiro fantasma, o dinheiro que não faz gerar o chamado capital produtivo (capital + meios de produção + mão de obra / força de trabalho + mais produto + lucro / mais valia e, por fim, a retroalimentação com mais investimentos com fito no aumento de produção da geração de emprego e renda e o aquecimento das economias.

Esse mercado de juros e investimentos e papeis não gera emprego nem renda. Ele explora e, ao sabor do câmbio, injeta e retira capitais de nações, subjugando-as. Está aí o FMI como o abutre "salvador" das nações.

Isto é o Estado Mínimo, liberal, que retira o papel do estado de reger sua economia, uma teoria nefasta que segrega nações e retira o papel central do estado no desenvolvimento de sua soberania. Não há Estado Mínimo quando o mínimo, que é o desenvolvimento da indústria nacional, não se pratica mais nesse país; quando o mercado é quem dita os valores dos produtos exportados, quando a globalização só serve aos potentados yankees .

Um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento é o que se necessita para o Brasil, e isso não tem a ver com esquerda ou direita: tem haver com o povo, soberania e nação. Quem defende esse projeto terá o meu respeito e admiração, tais como Lula, Haddad, Mauela D’Ávila e Ciro Gomes. Eu tenho lado e, embora não seja um tribuno conhecedor de economia, sei identificar quem defende esse país.


*Samuel Duarte Siebra é Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino e acadêmico do curso de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.