“Comemorar o quê?”: congressistas criticam “churrasco bolsonarista”

“Comemorar o quê? O Brasil no sábado terá talvez 11 mil mortos. E Bolsonaro o que faz?”, questionou o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA)

(Foto: Reprodução)

A notícia de que o presidente Jair Bolsonaro planeja fazer um churrasco no próximo sábado (9), no Palácio da Alvorada, gerou mais uma nova onda de críticas ao mandatário brasileiro.

Nesta sexta (8), dia em que o país chegou à marca dos 135 mil casos confirmados e 9390 mortes pelo coronavírus, Bolsonaro ironizou, chamando o evento de ‘crime’ diante de jornalistas que o aguardavam na saída do Palácio da Alvorada.

“Comemorar o quê? O Brasil no sábado terá talvez 11 mil mortos. E Bolsonaro o que faz?”, questionou o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA).

Colega de partido, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) não escondeu a perplexidade diante da afirmação do presidente. “Mais de 9 mil mortes de Coronavírus. Mais de 135 mil casos de coronavírus. E Bolsonaro vai fazer um churrasco pra 30 pessoas. É surreal ver como Bolsonaro age para agredir o país, agredir as famílias de doentes e mortos, de enviar mensagem criminosa contra as normas de saúde”, disse.

Deputados Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Ivan Valente (PSOL-SP) também não pouparam na crítica. “Me digam um lugar do mundo que o presidente marcou um churrasco quando o país registrou 10 mil mortos por Corona vírus. Sabem?”, questionou Freixo. “São mais de 135 mil casos confirmados e 9 mil mortos da covid-19. Mas Bolsonaro prefere fazer piada e, contrariando todas as regras de prevenção, diz que vai fazer um churrasco para 30 amigos com direito a futebol. É podre. É nefasto. É inexplicável. É enjoativo”, afirmou Valente.

Líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) também se manifestou. “O Brasil está enterrando seus filhos, enquanto Bolsonaro promove festa antidemocrática”.

Ex-ministro da Saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP) chamou a intenção de deboche. “Bolsonaro debocha da pandemia e dos quase 10 mil mortos por coronavírus no Brasil! Contrariando as recomendações da OMS e do próprio Ministério da Saúde, Bolsonaro, planeja fazer um churrasco no próximo sábado no Palácio da Alvorada”, disse.

Usando suas redes sociais, João H. Campos (PSB-PE) aproveitou para exigir respeito com a população. “Enquanto milhões de brasileiros arriscam a saúde e se aglomeram na fila da Caixa para receber R$ 600 reais, Bolsonaro organiza um churrasco para 30 convidados, com “vaquinha” de R$ 70,00 e direito a uma peladinha. O presidente desrespeita o povo!”, afirmou.

No Senado, a informação da possível festa também repercutiu. Líder da oposição na Casa, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) chamou o presidente de ‘genocida’. “Em meio à uma pandemia que já matou mais de 9 mil pessoas no país, Bolsonaro não só irá aglomerar, mas fará um churrasco. Para comemorar o que? A dor das famílias? O colapso do sistema de saúde? O sacrifício dos profissionais? GENOCIDA!”, declarou.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *