Aumenta número de estados com aceleração da Covid-19

Embora números apontem para baixa de casos e mortes comparativamente, cada vez mais estados saem da estabilidade para a aceleração de mortes, assim como saem da redução para o aumento estável. Uma sinalização ruim no longo prazo.

96ª edição da Corrida de São Silvestre foi adiada de dezembro para julho, numa sinalização da permanência da pandemia na virada do ano. Foto: Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Com 809 novas mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil chegou a 138.159 óbitos causados pelo novo coronavírus, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Pelos dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 836 novas mortes nas últimas 24 horas, totalizando 138.108 óbitos pela Covid-19.

Número de óbitos registrados nesta terça é menor que na terça anterior.

Na terça-feira da semana anterior, o número registrado de mortos foi de 1.113, o que sinaliza para uma semana de queda, caso a tendência se mantenha. O mesmo ocorreu com o número de contágios, que na semana anterior foi de 36.653 contra os 33.536 dos números oficiais.

O levantamento também aponta 35.252 novos infectados em relação a ontem, totalizando 4.595.335 casos confirmados. Segundo o governo, o país ainda tem 4.591.604 casos, com mais 33.536 diagnósticos positivos confirmados de ontem para hoje.

Número de casos desta terça é menor que da semana anterior.

No mundo, apenas Estados Unidos e Índia registraram mais infectados do que o Brasil: 6,8 milhões e 5,5 milhões, respectivamente, de acordo com balanço da Universidade Johns Hopkins.

A média móvel de mortes, calculada com base nos números de mortos dos últimos sete dias, é de 707, o que representa estabilidade em relação aos últimos 14 dias (+4%). A média móvel de casos foi de 30.148 por dia, uma variação de 7% em relação aos casos registrados em 14 dias.

O número de pacientes recuperados é de 3.945.627, ainda segundo o governo federal. Outros 507.869 seguem em acompanhamento.

Estados com aceleração de mortes

No total, 7 estados apresentaram alta de mortes: RJ, AM, AP, BA, MA, PE e RN. É o maior número de estados com crescimento de mortes desde 22 de agosto.

O AM estava em queda e, agora, registra alta nas mortes. Já AP, BA, MA, PE estavam estáveis e também passaram a apresentar crescimento nos óbitos.

Os estados de SP, GO e RO apresentaram alta ontem, mas agora voltaram à estabilidade de mortes. Já o DF e o MS estavam em estabilidade e agora apresentam queda.

São Paulo se aproxima do um milhão de contágios com 945.422 casos. Apesar de na semana passada o estado ter registrado aumento no número de novos casos e de mortes por Covid-19, o número de pacientes internados vem caindo. Hoje, o estado tinha 9.758 pessoas internadas em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, sendo que 4.195 delas estão em estado grave. A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) é de 47,2% no estado e de 46,5% na Grande São Paulo.

  • Subindo (7 estados): RJ, AM, AP, BA, MA, PE e RN
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (10 estados): PR, RS, MG, SP, GO, MT, PA, RO, TO e PI
  • Em queda (9 estados + DF): SC, ES, DF, MS, AC, RR, AL, CE, PB e SE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Número de estados que saíram da queda para a estabilidade e da estabilidade para a aceleração aumentou significativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *