Advogado recomenda atenção com boletins de urna, por problemas no TSE

Devido ao problema comunicado pelo Tribunal Superior Eleitoral TSE), com a totalização dos resultados da eleiçãoo municipal, o advogado do PCdoB, Paulo Machado Guimarães, recomenda que os órgãos do partido façam sua própria totalização dos boletins de urna de cada sessão eleitoral.

O advogado do PCdoB, Paulo machado Guimarães

A sugestão foi feita durante a live De Olho no Voto 65 – Edição especial de eleições, uma análise semanal do cenário eleitoral de 2020, apresentado por Eliz Brandão e com participação de Adalberto Monteiro, Nádia Campeão e Inácio Carvalho.

O atraso na divulgação dos dados foi confirmado pelo TSE, que atribuiu o problema a uma demora na totalização (soma dos votos), processo que nestas eleições foi concentrado no sistema do próprio TSE.

Guimarães considera a situação inusitada, já que nos últimos anos não se observara nada parecido. “O TSE divulgou nota comunicando um problema na totalização dos votos na recepção que fez das informações recebidas dos tribunais regionais eleitorais. Portanto, não seria um problema na comunicação da divulgação dos dados, como foi dito anteriormente”, alertou o especialista em legislação eleitoral. Ele faz referencia ao fato da primeira nota sobre a demora nos resultados dizer que se tratava de um problema na divulgação dos dados e não na totalização.

Segundo observa o advogado, o setor de segurança eletrônica que recepciona esses dados está processando de forma mais lenta as totalizações. Dessa forma, seria um problema anterior a divulgação.

”Neste momento, é importante que todos os órgãos partidários, nos estados, de munícipios, possam obter, guardar, ter e trabalhar sua própria totalização, a partir dos boletins de urna que cada sessão eleitoral emite ao término da votação”, ponderou. De acordo com ele, esse boletim é disponibilizado para todos os fiscais de partido nos próprios locais de votação.

”No caso do PCdoB, que está disputando o segundo turno em Porto Alegre, com os dados atualizados até o momento, é uma informação relevante, me parece”, observou.

O especialista em legislação eleitoral fala a 1h18m

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *