Colômbia terá segundo turno entre Petro e Hernandez

Candidato da esquerda teve mais de 40% dos votos contra 28% de direitista

Petro e Hernandez disputarão segundo turno dia 19/06. Fotos: reprodução/redes sociais

Com 98% das urnas apuradas, as eleições presidenciais na Colômbia, realizadas neste domingo (29), serão definidas em segundo turno, no dia 19 de junho, entre o candidato de esquerda, Gustavo Petro (Coalizão Pacto Histórico), que obteve, até o momento, 40,31%, e o empresário de direita, Rodolfo Hernandez (Liga de Governantes Anticorrupção), que angariou 28,71%.

O segundo colocado surpreendeu ao ultrapassar o também direitista Federido “Fico” Gutierrez, que era apontado como provável segundo colocado na disputa. No entanto, Gutierrez, candidato apoiado pelo atual presidente Ivan Duque teve, até agora, 23,98%. 

Leia também: Colombianos votam hoje para presidente sob riscos de fraudes

Por meses, Hernandez, conhecido como “Trump da Colômbia”, apareceu nas pesquisas na sexta colocação, mas cresceu nas últimas semanas até chegar, agora, ao segundo turno.

Logo após o resultado, Petro agradeceu, pelas redes sociais, os votos que recebeu. “Obrigado Colômbia. Junt@s vamos para o sonho de um país pacífico, belo, justo e cheio de trabalho, oportunidades e prosperidade para todos e todas”. 

Leia também: Advogado colombiano denuncia irregularidades nas eleições

Com agências