Denúncias de assédio aumentam durante governo Bolsonaro

Número de casos é o maior já registrado desde 2015, segundo dados da CGU

Foto: reprodução

O número de denúncias de assédio na administração federal deu um salto durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e é o maior desde 2015, quando teve início a série histórica. É o que apontam dados da Controladoria Geral da União (CGU). Somente neste primeiro semestre, foram registradas 704 denúncias, das quais 545 de assédio moral e 85 de sexual. Em 2022, o aumento foi de 93% — portanto, quase o dobro — quando comparado ao mesmo período de 2021. 

Se for avaliado todo o mandato de Bolsonaro, de janeiro de 2019 até agora, houve 2,7 mil manifestações de assédio sexual ou moral. O Ministério da Economia computou o maior número, 260 reclamações, seguido pela própria CGU (105) e pelo Ministério da Educação (103). As manifestações são colhidas junto às ouvidorias da administração federal e compilados pela CGU. 

As graves denúncias envolvendo o então presidente da Caixa, Pedro Guimarães, jogaram luz sobre o problema. E os dados revelaram que desde o início da série, em 2015, não havia registros desse tipo envolvendo o banco. 

Leia mais: Caso Pedro Guimarães: bancários protestam contra assédio na Caixa

Após o fato vir à tona, a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, determinou que a Caixa informe a respeito dos mecanismos e procedimentos adotados para prevenir esse tipo de conduta. Nota da ministra apontou que “o assédio no ambiente de trabalho é tema de grande relevância que precisa ser mais bem enfrentado no âmbito da administração pública, uma vez que, além dos efeitos danosos à vítima, ainda ocasiona prejuízos à instituição e à sociedade”. 

Os dados parecem indicar, portanto, uma mudança sensível de conduta dentro da administração pública federal nos últimos anos, em que o autoritarismo, o machismo e a opressão, em suas várias formas, foram sendo naturalizados e legitimados por atitudes e manifestações do presidente e de seus apoiadores.