Posse histórica no TSE reafirma confiança nas urnas e na democracia

Alexandre de Moraes é aplaudido de pé quando defendeu eleições, urnas e democracia ao assumir presidência do Tribunal Superior Eleitoral

Posse de Alexandre de Moraes (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse nesta terça-feira (16) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na cerimônia, que reuniu 2 mil convidados na sede da Corte, em Brasília, ele foi aplaudido de pé ao fazer um discurso firme em defesa da urna eletrônica e da lisura do sistema eleitoral brasileiro.

O novo presidente do TSE condenou discursos de ódio e quem usa o argumento da “liberdade de expressão” para propagá-los. Ele afirmou também que vai combater a disseminação de fake news durante o processo eleitoral.

“Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse.

Moraes falou diante do presidente Jair Bolsonaro (PL), que já atacou diversas vezes o sistema eleitoral sem apresentar provas. Durante toda a cerimônia, o chefe do Executivo permaneceu visivelmente desconfortável e mais parecia um “peixe fora d’água”.

Leia mais: Discurso demolidor de Alexandre de Moraes é um antídoto contra golpismo

Repercussão

O incômodo do presidente da República foi registrado por parlamentares no Congresso.

Para o líder do partido na Câmara, Renildo Calheiros (PE), o desconforto de Bolsonaro na posse do ministro “era visível”. “Num discurso de exaltação à democracia e respeito ao resultado das urnas, apenas ele não aplaudiu. Não nos espanta. Pequenos gestos que reforçam a falta de apreço do atual presidente a algo que lutamos tanto para ter. Mas dia 2 de outubro está chegando. Vamos mudar a realidade do nosso país!”, escreveu no Twitter.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) usou a rede social para comentar o isolamento de Bolsonaro. “Aplaudido por todos, menos pelo coiso, o discurso de Alexandre de Moraes defendeu claramente a lisura do sistema eleitoral brasileiro, em contraste claro à postura do bozo e de seus aliados de ataques às urnas. Vamos juntos por eleições limpas e sem fake News”, disse.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) considerou a posse do ministro uma cerimônia “histórica”. “O prestígio do evento mostra a força do sistema eleitoral e respeito da sociedade e da comunidade internacional à democracia. Bolsonaro está humilhado. Sua retórica golpista, desmoralizada. BRAVATEIRO!”, postou em sua conta no Twitter.

“Todos aplaudem o histórico discurso de posse do ministro Alexandre de Moraes. Menos Bolsonaro. Não, não merecemos isso! O Brasil é maior do que essa criatura”, ressaltou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ironizou: ‘“Liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia’, Ministro Alexandre de Moraes. Será que o coisa ruim ouviu ou está dormindo em plena posse no TSE?”.

Leia mais: Lula destaca incômodo de Bolsonaro na posse do novo presidente do TSE

“Fora do cercadinho e sem a claque, só resta ao valentão fazer bico. Essa aí é a cara de quem não dura mais poucos meses na cadeira da Presidência”, reagiu a líder do PSOL na Câmara, Sâmia Bonfim (SP).

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a vida de Bolsonaro não está fácil. “Cada vez mais isolado, ele teve que engolir a aclamada posse de Alexandre de Moraes, que ele tanto atacou, no TSE. Além disso, teve que ficar cara a cara com Lula, que, ao contrário do genocida, foi cortejadíssimo na cerimônia”, disse.

“Parabéns ao ministro Alexandre pelo altivo discurso de posse no TSE. As urnas eletrônicas são uma enorme contribuição ao mundo moderno. Os incomodados com a Democracia que se retirem”, disse o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), destacou a importância de Lula no evento. “Uma imagem histórica (foto abaixo) e que vale mais do que mil palavras. Lula é a mais importante liderança política do Brasil e a esperança de respeito à democracia e às instituições”, afirmou.

(Foto: Reprodução do Twitter)

Autoridades presentes

O mandato do novo presidente do TSE será de dois anos. Moraes assume o lugar de Edson Fachin, que ocupava o cargo desde fevereiro. O ministro Ricardo Lewandowski assume como vice-presidente da Justiça Eleitoral.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ele tem atuado de maneira firme no combate às fake news, na defesa da democracia e comandará a eleição de outubro.

A solenidade de posse teve ainda a presença dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney. Também compareceram o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do STF, Luiz Fux, além de outros ministros do Supremo, deputados, senadores e 22 governadores.