Mais de mil candidatos mudaram declaração de raça para as eleições 2022

Registro na Justiça Eleitoral mostra que, ao menos, 1.387 candidatos alteraram a autodeclaração entre as eleições de 2018 e 2022. Maior fluxo foi de brancos para pardos.

Ibaneis Rocha e Hamilton Mourão. Fotos: (1- Ibaneis Rocha) Paulo H. Carvalho/Agência Brasília | (2 - Hamilton Mourão) Romério Cunha/VPR

No mínimo 1.387 candidatos mudaram a autodeclaração de raça registrada pela Justiça Eleitoral entre as eleições gerais de 2018 e 2022, revela reportagem de O Globo.

Entre os destacados pela mudança estão o governador e candidato à reeleição do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que alterou a declaração de branco para pardo, e o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que mudou de indígena para branco. Mourão, que já disse que o país herdou a indolência dos índios, agora tenta uma cadeira do Senado pelo Rio Grande do Sul.

Entre os principais fluxos de mudança de declaração de raça se destacam:

  • branca para parda: 552;
  • parda para branca: 398;
  • parda para preta: 212;
  • preta para parda: 91;
  • branca para preta: 31;
  • preta para branca: 10.

Leia também: Candidaturas de negros superam proporção de brancos pela primeira vez

Autodeclaração

A autodeclaração, com base apenas no que cada candidato declara, é registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2014. De acordo com as novas regras eleitorais, os votos dados a candidatos (as) negros (os que se declaram pretos e pardos somados) para deputado (a) contam em dobro para a divisão do tempo do partido em rádio e TV e para a distribuição do Fundo Eleitoral e Fundo Partidário, assim como a distribuição de recursos aos candidatos negros deve ser proporcional a sua representatividade.

Informações O Globo

Autor