TSE manda tirar áudio falso de Aldo Rebelo culpando Lula pela alta da gasolina

“Verifica-se, de plano, que as publicações impugnadas são inverídicas, pois Aldo Rebelo não gravou o áudio impugnado”, diz na decisão o ministro Raul Araújo

(Foto: Reprodução)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo determinou neste sábado (27) a retirada imediata de publicações na internet com áudios falsamente atribuídos a Aldo Rebelo que responsabilizavam os governos do PT e o ex-presidente Lula pela alta dos combustíveis no país. A peça continha a imagem do ex-ministro e circulou em dezenas de perfis.

“Verifica-se, de plano, que as publicações impugnadas – embora em formatos diversos – são inverídicas, pois Aldo Rebelo não gravou o áudio impugnado”, afirma a decisão. “Trata-se, portanto, de conteúdo produzido para disseminar desinformação”, acrescenta. A liminar determina ofício aos provedores das plataformas Facebook, Instagram, TikTok, YouTube e Gettr para remoção imediata do conteúdo.

Leia mais: TSE obriga exclusão de vídeo de fake news com embaixadores

De acordo com a Agência Brasil, o próprio Rebelo negou autoria do áudio. “Aldo Rebelo (ex-ministro e ex-deputado) estaria responsabilizando Lula e os governos do PT pela corrupção na Petrobras e pela alta dos preços do combustível”, diz uma das postagens, feita pelo deputado estadual Bruno Engler (PL-MG). A informação inverídica foi publicada em 57 perfis em diferentes redes sociais.

“A estratégia de desinformação e propagação de fake news emerge com nitidez, conforme se depreende dos elevados números de compartilhamentos e curtidas das publicações”, apontam o advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin Martins na representação.

Ao todo, os advogados moveram 15 ações no TSE com o objetivo de enfrentar a propagação de fake news por parte de grupos ligados ao presidente Jair Bolsonaro.

Autor