Lula debaterá futuro da Amazônia em maratona pelo Amazonas, Pará e Maranhão

Além das pautas especificas de cada estado, o ex-presidente vai defender a preservação e o desenvolvimento sustentável da região

Lula na 18ª edição do Acampamento Terra Livre, em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert)

Lula participará nesta quarta, quinta e sexta-feira (2) uma maratona de campanha pelos estados do Amazonas, Pará e Maranhão. Além das pautas especificas de cada estado, o ex-presidente vai defender a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Os três estados possuem o bioma onde vive mais de 30 milhões de brasileiros.

Durante a visita aos três estados, Lula dará ênfase ao seu projeto de desenvolver a região sem agredir a natureza. “Esse é o grande desafio que está colocado para o Brasil, mas também a grande oportunidade: eu disse ontem, em um encontro com parlamentares europeus, que a gente não quer transformar a Amazônia em um santuário da humanidade; existem pessoas que moram na área das florestas, essas pessoas precisam viver dignamente, tem que morar, (tem que ter) água para beber, um tratamento civilizado e digno, essas pessoas precisam ser tratadas com respeito”, disse ele em entrevista à Rádio Mais Brasil.

De acordo com o candidato, é plenamente possível não fazer mais desmatamento e queimada, explorar a riqueza da biodiversidade existente para que se possa gerar riqueza. “O fortalecimento de indústria na área de fármaco, cosméticos, para que a gente possa garantir não apenas proteção planetária para o clima, mas extrair dela a riqueza necessária”, comentou.

Leia mais: Lula defende Zona Franca de Manaus contra os ataques do atual governo

O ex-presidente ainda defendeu o fortalecimento de órgãos como a Polícia Federal, o Ibama e a Funai para que o país tenha uma atuação efetiva contra o desmatamento e no combate ao garimpo ilegal.

“É preciso que a gente volte a preparar a Polícia Federal. A Polícia Federal foi desmontada. Ela precisa de mais gente, ela precisa de mais inteligência para que possa cumprir sua função excepcional. É preciso que a gente tome conta das nossas fronteiras”, afirmou.

Lula também destacou a criação de um ministério específico para tratar das questões dos povos originários, que deve ser gerido por homem ou mulher indígena. “Vou criar o Ministério dos Povos Originários para que a gente acabe de uma vez por todas com o garimpo ilegal. Se é ilegal não pode existir e, se não pode existir, a polícia tem que agir”, defendeu.

“O meio ambiente sempre foi uma pauta de relevância para Lula, que se importava com a Amazônia e todos os biomas do Brasil. Diferente de Jair Bolsonaro, que colocou Ricardo Salles e outros nomes para destruir nossa floresta”, observou a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), candidata a deputada federal.

Sobrevoo na região sudoeste do Pará em 17/09/2020, quinta-feira e detectou focos de fogo, desmatamento e garimpo em unidades de conservação. Nesta foto, garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, município de Jacareacanga. (Foto: Marizilda Cruppe/Amazônia Real/Watch/17/09/2020)

Programação

Nesta quarta-feira (31), Lula tem uma agenda carregada em Manaus onde participará do ato “Todos Juntos pelo Brasil e pelo Amazonas” que será realizado às 18h, no Espaço Via Torres.  Na capital amazonense, ele ainda visitará a fábrica da Moto Honda e o Museu da Amazônia, onde se reunirá com 35 entidades e movimentos sociais para falar de desenvolvimento sustentável na região.

Na quinta-feira (1º), o candidato da Coligação Brasil da Esperança, formada pelas federações FE BRASIL (PT/PV/PCdoB) e PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, Avante e o Agir, participa do ato “Todos Juntos pelo Pará”, às 18h, no Espaço Náutico Marine Clube, em Belém (PA). Antes, o ex-presidente participará do “Ato da Cultura com Lula”, no Teatro da Paz.

Na sexta-feira (2), ainda no Pará, o ex-presidente participará, às 9h, do “Encontro de Lula com os Povos da Floresta e das Águas”, no Parque dos Igarapés. No mesmo dia, às 18h, em São Luís (MA), o candidato estará no ato “Todos Juntos pelo Maranhão” na Praça Mari Aragão.

Todos os eventos serão transmitidos pelas redes sociais do ex-presidente.

Autor