Alexandre de Moraes destaca atuação da sociedade e da Justiça Eleitoral

Avaliação do presidente do TSE coloca a competência da Justiça Eleitoral e a harmonia para votar da sociedade em evidência nas Eleições Gerais do domingo (2).

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

“Se podemos afirmar que houve vencedores neste dia, eu diria que são dois: a sociedade brasileira, que demonstrou novamente maturidade, consciência, tranquilidade e harmonia para votar; e a Justiça Eleitoral, com a sua competência, agilidade, seriedade e total transparência na apuração e divulgação dos votos”.

Com essas palavras o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, avaliou as eleições realizadas no domingo (2), em entrevista sobre o encerramento do 1º turno.

Na sua fala, Moraes agradeceu o trabalho de mais de 1,8 milhão de mesários, 22 mil servidores da Justiça Eleitoral, dos juízes eleitorais e dos membros do Ministério Público Eleitoral. Também agradeceu o papel da imprensa de levar informações da Justiça Eleitoral à sociedade sobre a confiança no sistema eleitoral com Teste de Integridade, o projeto-piloto com biometria, entre outros temas.

O presidente ainda apontou o menor número de brancos e nulos, que foi de 8,8 em 2018 e ficou em 4,20% nesta eleição. Com isso, cerca de 7,5 milhões de pessoas votaram em candidatos, situação atribuída ao maior acirramento da disputa por Moraes.

Com informações TSE

Autor