Lula ganha direito de resposta inédito na propaganda de TV de Bolsonaro

A candidatura terá direito a 20 inserções de 30 segundos no programa eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL), na TV e no rádio

Lula no debate da Band. Foto: Ricardo Stuckert

A chapa Lula Alckmin conseguiu uma vitória inédita em disputas presidenciais: vai ocupar o espaço eleitoral de Jair Bolsonaro para responder as mentiras de que tem sido vítima. A candidatura terá direito a 20 inserções de 30 segundos no programa eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL), na TV e no rádio, para rebater acusações de “corrupto” e “ladrão”.

A decisão foi tomada pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral. Este é o primeiro direito de resposta concedido pelo TSE na disputa a presidente no horário da propaganda eleitoral de televisão. A decisão não detalha o horário da divulgação dos vídeos.

A pedido da coligação que está com Lula, o TSE já havia vetado a propaganda de Bolsonaro que acusa Lula de ser ladrão e corrupto.

O ministro do TSE afirmou na decisão que as condenações de Lula foram anuladas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

“A ilegalidade da propaganda impugnada encontra-se na utilização das expressões ‘corrupto’ e ‘ladrão’, atribuídas abusivamente ao candidato da coligação representante, em violação à presunção de inocência”, escreveu o ministro.

Autor