Brasileiras vencem quatro categorias de prêmio da ONU Mulheres

Por incentivar empoderamento feminino, Regina Markus, Carmela Borst, Carolina Videira e Marienne Coutinho estão entre as vencedoras do prêmio Rise and Raise Others

Marienne Coutinho, Carolina Videira, Carmela Borst e Regina Markus || Crédito: Divulgação/Reprodução/LinkedIn/Leonor Calazans/IEA/USP

Das oito vencedoras do prêmio ‘Rise and Raise Others’ (Uma Sobe e Puxa Outras) promovido pela ONU Mulheres dos Estados Unidos, quatro são brasileiras. Elas ganharam as honrarias por suas atuações profissionais, levando metade dos prêmios para casa.

As brasileiras que saíram vitoriosas são: Carolina Videira, na categoria “Redução de Desigualdades”, Regina Markus, em “Saúde e bem-estar”, Carmela Borst, “Educação de qualidade” e Marienne Coutinho, “Igualdade de gênero”. Elas foram eleitas por um júri internacional de mulheres de destaque e por uma votação popular online, e reveladas durante a conferência Makers 2022, que ocorreu no dia 26 de outubro, na Califórnia (EUA).

Regina P. Markus, do Instituto de Biociências da USP, que incentiva a presença das mulheres na ciência, disse que o prêmio foi para quatro mulheres “que incluem, apoiam e abrem fronteiras. Esta é uma distinção a esforços de muitos. Para mim, prêmios apontam caminhos e este em especial mostra que ações muito diferentes devem ser incentivadas para podermos ampliar o leque do sucesso”.

O prêmio ‘Rise and Raise Others’ tem como objetivo valorizar mulheres que se destacam por iniciativas em apoio a outras mulheres profissionais, além de agradecer seu trabalho e contribuição e estimular novos projetos que considerem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pelas Nações Unidas.

Conheça as brasileiras premiadas

Marienne Coutinho, indicada na categoria de “Igualdade de Gênero”, é Sócia-líder de Tax Transformation & Innovation e Membro do Comitê de Inovação & Enterprise Solutions da KPMG no Brasil. Também participa do Global Advisory Board da KPMG IMPACT e atua como co-chair da WCD no Brasil (Women Corporate Directors), fundação que promove a diversidade em conselhos de administração. “A indicação está relacionada a minha atuação ao longo de 15 anos, incentivando mais diversidade nas altas lideranças corporativas, especialmente nos conselhos, com foco em (mas não limitada a) gênero e raça, pois é onde penso que minha contribuição pode ser mais relevante”, escreve a líder em seu LinkedIn.

A vencedora da categoria “Redução de Desigualdades”, Carolina Videira, é fundadora da a organização sem fins lucrativos Turma do Jiló, que promove educação inclusiva nas escolas públicas do Brasil. Também co-fundou a Escola de Impacto, um curso de desenvolvimento de competências e habilidades em responsabilidade social. A empreendedora comemorou em sua rede social: “Nossa missão é empoderar todas as pessoas que já se sentiram deixadas de lado por serem diferentes e eu estou muito feliz com a visibilidade que esse prêmio trouxe, não para mim, mas para causa da educação inclusiva”.

Carmela Borst, premiada na honraria de “Educação de qualidade”, é CEO da SoulCode Academy, edtech brasileira que ajudou a fundar e tem como objetivo capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e transformá-las em profissionais de tecnologia. Em seu LinkedIn, ela agradeceu: “Conosco estão vindo todos vocês, um gigante movimento do bem, muitas causas em uma e todas maiores que nós!”.

Regina Pekelmann Markus é pesquisadora e Professora Emérita do Instituto de Ciências Biológicas da USP, e contribuiu com avanços na área da cronofarmacologia, que estuda as variações do organismo entre os estados de vigília e descanso. Ela foi a vencedora da categoria “Saúde e bem-estar”

__
com informações de agências

Autor