Lula recebe conselheiro de segurança dos EUA, Jake Sullivan, nesta segunda (5)

Segundo nota da embaixada norte-americana, o encontro dará seguimento ao telefonema de Joe Biden para o presidente eleito em outubro

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se reunir com conselheiro da Casa Branca | Foto: Antoine Deiana

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (5), em Brasília, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan.

Além de Lula, participam do encontro o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, o senador Jaques Wagner (PT-BA), o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e o diretor-sênior para assuntos do hemisfério ocidental do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, Juan Gonzales.

Em comunicado, o governo dos Estados Unidos informou que Sullivan tratará a relação entre EUA e Brasil e a atuação conjunta dos dois países em áreas como combate à mudança climática, segurança alimentar, inclusão, migrações e democracia.

“Os encontros seguem a ligação do presidente Biden com o presidente eleito Lula em outubro de 2022, onde o presidente se comprometeu a manter canais de comunicação abertos entre os dois países durante a transição”, diz a nota. Na ocasião, o presidente dos EUA ligou para Lula para parabenizá-lo e manter colaboração durante a transição de governo.

Durante a reunião, Sullivan ainda pretende formalizar o convite de Biden para um encontro com Lula antes mesmo da posse, de acordo com fontes do governo dos EUA.

Na semana passada, Lula anunciou que pretende ir a Washington após ser diplomado como presidente da República pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve ocorrer na próxima segunda-feira (12).

__
com informações de agências

Autor