Lula realiza reunião de emergência com governadores nesta segunda-feira

Encontro emergencial visa mostrar união em defesa da democracia e da normalidade constitucional

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Convocada anteriormente para o dia 27 deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou a reunião que teria com os governadores de Estado, para esta segunda-feira (9) às 18 horas, no Palácio do Planalto.

Governadores de vários estados repudiaram ainda neste domingo (8) a invasão dos prédios e depredação do patrimônio público e cultural do país na Praça dos Três Poderes em Brasília e se colocaram à disposição do governo federal para colaborar com as forças nacionais.

Reunião emergencial de Fórum Nacional de Governadores debateu posicionamento dos governadores em apoio ao Governo Federal e contra manifestações hostis à democracia ocorridas ao longo deste domingo, 8 (Foto: Arthuro Paganine/ASN)

Em repulsa aos gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados ontem, o Fórum Nacional de governadores se reuniu ainda neste domingo, virtualmente, para condenar, o terrorismo ocorrido nas sedes dos Três Poderes. Em nota pública, o Fórum reafirma o apoio à democracia, “condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do Estado democrático de direito”.

O texto classifica os golpistas como “irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País”.

Com isso, “os governadores e governadoras brasileiros se colocaram à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis.”

União contra o golpismo

Um dos organizadores da reunião de emergência de governadores nesta segunda-feira, em Brasília, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, disse que os Estados vão auxiliar nas investigações do Ministério da Justiça sobre a participação e o esquema de financiamento dos atos terroristas em Brasília. “Queremos uma investigação exemplar”, disse ao Estadão. “Todos consideraram atos terroristas e serão tratados como tais”, afirmou Fonteles.

Leia também: Forças de segurança começam a desocupar acampamento terrorista no DF

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite realizou reunião de emergência ainda na noite deste domingo (8), no Palácio Piratini, com secretários e as lideranças das forças de segurança do Estado para tratar da crise provocada pela invasão e depredação em Brasília.

Após a reunião, Leite falou sobre as medidas tomadas no Estado para reprimir qualquer tipo de ato antidemocrático e sobre o apoio oferecido ao governo federal com a disponibilização de efetivo da tropa de choque da Brigada Militar. Ele disponibilizou um efetivo de 73 policiais da tropa de choque da Brigada Militar a ser deslocado para Brasília a fim de dar suporte ao governo federal.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado já havia ontem mesmo declarado apoio ao governo federal e se colocado à disposição para colaborar na identificação e prisão dos terroristas que passassem com ônibus pelo estado.

Em publicação em suas redes afirmou que o ocorrido ontem foi uma tentativa da barbárie se sobrepor às nossas instituições democráticas. Algo absolutamente inadmissível, inaceitável e condenável sob todos os aspectos”, escreveu.

“Não podem ser considerados patriotas aqueles que atentam contra o estado democrático de direito e se voltam contra sua própria Nação, completou o governador.

Leia também: Lula decreta intervenção federal na segurança do Distrito Federal

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se reúne nesta manhã com representantes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), do Ministério Público, do Tribunal Regional Federal, da Defensoria Pública e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para debater medidas de enfrentamento contra possíveis atos antidemocráticos no território fluminense.

Ontem, o governador reiterou seu compromisso com a ordem democrática. “Seremos enérgicos contra toda e qualquer manifestação que não respeite os patrimônios público e privado, e o direito de ir e vir dos cidadãos do Rio de Janeiro”, publicou no Twitter.

Governador do Pará, Helder Barbalho repudiou também “as cenas de invasão do Congresso, do Supremo e do Palácio – além de vandalismo e apologia contra o Estado Democrático de Direito. Nossas forças de segurança estão mobilizadas e não aceitaremos este tipo de situação no Pará. Aqui é Lei e Ordem” publicou em suas redes sociais.

Em seu perfil no Twitter, o governador do Amazonas, Wilson Lima também repudiou os atos antidemocráticos. “É preciso respeitar a democracia. Não há espaço para violência. O momento é de união e paz para o Brasil avançar”, disse o governador.

De Sergipe, o governador Fábio Mitidieri, também participou de uma reunião emergencial na noite deste domingo e anunciou o envio de 40 policiais militares para apoiar as ações de combate a atos antidemocráticos na capital federal.

Com agências

Autor