Sandro Avelar será o novo secretário de Segurança Pública do DF

O delegado assumirá o cargo em 1º/2, mas foi convocado para participar do planejamento da segurança do DF deste mesmo dia. Data da posse dos deputados federais e senadores eleitos.

A governadora em exercício Celina Leão anunciou, nesta quarta-feira (25), o delegado da Polícia Federal Sandro Avelar como novo secretário de Segurança Pública do DF. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O nome do novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal foi anunciado pela governadora em exercício do DF, Celina Leão em coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (25), no Palácio do Buriti. O interventor na Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli também participou da coletiva.

“Foi um nome escolhido de forma tranquila e consensuada. Neste momento tão difícil da nossa democracia, precisávamos de um nome com alguns pré-requisitos e o Sandro Avelar é o nome indicado pelo governo”, disse Celina Leão na coletiva.

A intervenção federal na segurança pública da capital do país teve início – após os atos criminosos nas sedes dos Três Poderes, em Brasília – em 8 de janeiro e tem vigência prevista até o próximo dia 31/1.

A operação ocorreu após evidencias de que o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres tenha omitido informações sobre os atos golpistas. No dia do atentado, ele estava em viagem aos EUA. Após decretada prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-secretário foi preso e encaminhado para o batalhão da Polícia Militar no Guará (DF). O governador Ibanes Rocha segue afastado do cargo por um período de 90 dias.

Leia também: No Uruguai, Lula discute fortalecimento do Mercosul em relação à China

Quadro técnico e experiência na área

Novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. Foto:  Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O novo secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar já ocupou o mesmo cargo no governo de Agnelo Queiroz, entre 2011 e 2014. Ele afirmou que foi escolhido pelo seu perfil técnico e elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da intervenção. “Vou procurar contribuir com o conhecimento que tenho dessa área”. 

Sandro Avelar que é delegado da Polícia Federal (PF) desde 1999, tem carreira extensa na corporação. Estava como diretor-executivo da PF desde o ano passado. Entre 2018 e 2021, foi adido da PF no Reino Unido. Também já presidiu a Federação dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) e foi diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

(Foto: Agência Brasil)

Na coletiva, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli disse que irá trabalhar com o delegado Sandro nesta transição e que o dia 1º de fevereiro será um teste de fogo para a segurança pública. 

É que nesse mesmo dia, tomam posse os deputados federais e senadores eleitos em 2022 no Congresso Nacional, ocorre a eleição dos presidentes das duas Casas e também recomeçam os trabalhos do Poder Judiciário depois do recesso, com sessão no Supremo Tribunal Federal (STF). 

“Em função disso, a governadora decidiu antecipar o anúncio do secretário de Segurança do DF, para que possamos iniciar o processo de transição com absoluta harmonia e restabelecer tranquilidade”, explicou Cappelli.

Ele adiantou que já existe um plano de segurança pronto para o dia 1º de fevereiro, que será reavaliado no próximo dia 30. “Vamos fazer uma mobilização condizente com a importância que tem a posse de deputados e senadores, a eleição da Mesa Diretora das duas Casas, e a volta do Judiciário”, garantiu.

Neste sentido, a governadora justificou a necessidade de fazer o anúncio e a transição logo. “Para se ter um secretário de Segurança que já conheça o planejamento de segurança do retorno do trabalho do processo legislativo e dos trabalhos do Supremo”, afirmou Celina na coletiva.

Leia também: Lula orienta não ficar preso à pauta dos atos golpistas, diz senador

Autor