Racha no PL levará deputados da sigla à base do governo Lula

Para evitar uma debandada, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, já avisou que vai liberar a bancada para “votar como preferir”

Valdemar Costa Neto. | Foto Adriano Machado

Dos atuais 99 deputados do PL na Câmara dos Deputados, 25 já estão prestes a aderirem a base do governo do presidente Lula, informa a colunista Malu Gaspar, de O Globo.

De acordo com ela, são parlamentares do partido que abriga Bolsonaro, mas não possuem nenhum vínculo com o ex-presidente.

“Figuras como o baiano João Bacelar, que já apoiou os governos Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, e que em uma reunião recente da bancada disse que não podia ficar na oposição, porque nem sabia como era isso. Nunca ficou contra nenhum governo”, escreveu Malu.

Para evitar um debandada, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, já avisou que vai liberar a bancada para “votar como preferir em quase todos os assuntos e não punir ninguém por ficar ao lado do governo”.

Leia mais: Frente Ampla também para governar

A colunista explica que Costa Neto, que também nunca permaneceu na oposição, justifica essa posição como o eufemismo de que “não fará oposição radical” e “apoiará o que for de interesse para o país”.

“Nós temos alguns deputados, uns 20 a 30, que dependem muito do governo federal. Você pega essas regiões, Maranhão e tudo, esse pessoal não tem dinheiro para nada. Dependem muito do governo federal. E esse pessoal pode ter um entendimento melhor (sobre votar com o governo)”, disse Costa Neto à CNN.

“Nós aconselhamos eles a não ter cargo, mas a conseguir as coisas do governo sem ter cargo”, completou.

O UOL afirmou que radicais do PL enxergam jogo duplo de Valdemar na relação com governo Lula. “Apesar de oficialmente na oposição, sigla está dividida e os chamados ‘moderados’ abriram negociações com o Palácio do Planalto”, diz o portal.

Rio de Janeiro

Outro problema no PL é a possível saída da sigla do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que pode ingressar no PSD, do prefeito Eduardo Paes, e da base aliada do governo Lula.

“Adoraríamos ter o Cláudio Castro em um partido da base do presidente Lula. Estamos trabalhando para que isso aconteça”, diz o deputado federal Washington Quaquá (PT).

Autor