Zanin, indicado por Lula ao STF, é unanimidade na Corte

Mesmo ministros que foram nomeados ao Supremo por Bolsonaro respaldaram a escolha de Lula. A Corte avalia que o advogado preenche todos os requisitos constitucionais para ocupar a vaga

A indicação do advogado Cristiano Zanin ao STF (Supremo Tribunal Federal), para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, sofre oposição apenas de uma pequena parcela da oposição ao governo Lula no Senado. Dentro da Corte, composta hoje por dez membros, o nome de Zanin é uma unanimidade.

O próprio Lewandowski saudou a indicação. “Cristiano Zanin é um experiente e combativo advogado que preenche todos os requisitos constitucionais para ocupar uma vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ex-ministro, em nota. “Será, com certeza, um magistrado competente e imparcial.”

Mesmo ministros que foram nomeados ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respaldaram a escolha de Lula. Nunes Marques, por exemplo, qualificou a indicação como “ótima, muito boa”.

Mais econômico nos elogios, o bolsonarista André Mendonça desejou “sorte e sucesso” a Zanin. “Entendo ser uma prerrogativa do presidente da República. Cabe ao Senado avaliar os critérios, os requisitos – que, a princípio, eu entendo que ele tem”.

Para Gilmar Mendes, decano do STF, “é alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado Cristiano Zanin foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O doutor Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”. Luiz Fux, um dos ministros indicados por governos petistas, foi lacônico – mas enfático – ao responder a jornalistas o que achou da indicação: “Ótima!”.

Na visão de Luís Roberto Barroso, Zanin é um “advogado sério e competente”, que “atuou com elevada qualidade profissional em casos que tramitaram” no STF. “Da minha parte, será muito bem-vindo”, concluiu Barroso.

Autor