STF determina novo bloqueio dos perfis de Monark

Decisão de Alexandre de Moraes determina que Discord, Meta Inc, Rumble, Telegram e Twitter bloqueiem contas. Influenciador deve se abster de divulgar fake news sob pena de multa

Monark. Foto: Reprodução Redes Sociais

O influenciador e podcaster Bruno Monteiro Aiub, mais conhecido como Monark, que já teve as contas em redes sociais bloqueadas pela justiça, teve nova determinação que suspende canais, perfis e contas utilizadas para burlar a primeira sentença.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se estende para as empresas Discord, Meta Inc, Rumble, Telegram e Twitter. A multa diária é de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Além disso, as plataformas devem preservar o conteúdo das postagens e fornecer dados cadastrais dele ao STF. Na decisão, que pode ser conferida aqui, Moraes indica que Monark deve de abster de compartilhar fake news, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Leia também: Caso Monark: Que bobagem é essa de comparar nazismo com comunismo?

Segundo informa o STF, a decisão acontece dentro do âmbito do Inquérito (INQ) 4923, sobre responsabilidades pelos atos antidemocráticos ocorridos no 8 de Janeiro.

Na argumentação, o ministro destaca pontos que, reiteradamente, fala quando o assunto é desinformação: Liberdade de expressão não é Liberdade de agressão! Liberdade de expressão não é Liberdade de destruição da Democracia, das Instituições e da dignidade e honra alheias! Liberdade de expressão não é Liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos!”.

Estas frases ganharam notoriedade com Moraes em seu discurso de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em agosto de 2022.

Ainda na decisão, é exposta umas das informações fraudulentas divulgadas por Monark na plataforma Rumble, onde tem mais de 287 mil seguidores.

Monark diz: “E não é o cara que tá indo lá, lutando e colocando… porque, toda vez que o Supremo faz um movimento desse, ele gasta fichas políticas. Isso tem um custo pra ele. […] Então, porque ele (Supremo) está disposto a pagar este custo? Por que ele (Supremo) está disposto a garantir uma não-transparência nas eleições? A gente vê o TSE censurando gente, a gente vê o Alexandre de Moraes prendendo pessoas, você vê um monte de coisa acontecendo, e ao mesmo tempo eles impedindo a transparência das urnas? Você fica desconfiado, que maracutaia está acontecendo nas urnas ali? Por quê? Por que o nosso sistema político não quer deixar o povo brasileiro ter mais segurança? Qual é o interesse? Manipular as urnas? Manipular as eleições? É isso que eu fico pensando…“.

Como é trazido, o influenciador insiste em divulgar notícias falsas sobre a atuação do STF e TSE, logo, incita dúvidas sobre as eleições e o sistema eleitoral. Além do Rumble, Monark tem novos perfis no Twitter, no Instagram, no Telegram e no Discord.

Até o momento foi verificado que o Twitter e o Telegram já suspenderam as contas do influenciador.

*Com informações STF