Manuela Mirella é eleita nova presidenta da UNE
Pela chapa “Coragem e unidade: nas ruas pra reconstruir o Brasil”, a estudante pernambucana Manuella Mirella foi eleita presidenta da UNE com 76,26% dos votos.
Publicado 16/07/2023 22:27 | Editado 17/07/2023 17:14
Depois de cinco dias de uma programa extensa, muitos debates, palestras, encontros, atividades culturais e atos chegou ao fim a 59ª edição do Congresso da maior entidade estudantil universitária do país. A plenária final aconteceu neste domingo (16), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com a votação e eleição da nova direção da entidade para o próximo biênio 2021-2023.
Com 4.716 votos, de um total de 6.180, a chapa encabeçada por Manuela, “Coragem e unidade: nas ruas pra reconstruir o Brasil” saiu vitoriosa do Congresso da UNE que reuniu cerca de 10 mil estudantes universitários dos quatro cantos do Brasil. Ao todo, sete chapas concorreram ao processo eleitoral.
Leia também:
UNE debate ações para barrar a violência contra a mulher nas universidades
UNE entrega carta a Lula que promete mais universidades e escolas técnicas
Honestino é homenageado no 59º Congresso da UNE
Presidenta da gestão cessante, Bruna Brelaz foi quem declarou os votos de cada uma das chapas, dando a vitória para a eleição da chapa de Manuella e no mesmo ato, deu posse à nova presidenta. Sendo a primeira vez na história da entidade que uma mulher negra passa à condução da entidade para outra mulher negra.
Bastante aplaudida, a presidenta eleita agradeceu a todos os estudantes que fizeram a campanha da chapa, desde a passagem em sala, a organização da eleição dos delegados, das caravanas até participarem do Congresso em Brasília.
Segundo Manuella, essa nova direção não fará apenas a gestão da chapa, mas “de cada estudante desse país que sonha com um país melhor e nós iremos, com unidade e coragem, reconstruir o Brasil da esperança”, afirmou.
Ela também saudou a gestão cessante, lembrando que foi a entidade que ajudou a derrotar nas urnas o governo de Jair Bolsonaro, que conquistou a recomposição do orçamento das universidades, garantiu a volta às aulas com segurança.
“Foi a gestão que não saiu um minuto das ruas e tenho certeza que cada estudante deste Brasil se sentiu muito representado por você, Bruna, uma menina negra, do Norte que com muita responsabilidade e coragem conduziu a UNE nestes dois anos”.
Perfil
Manuella é estudante de engenharia ambiental na FMU. Foi diretora de Comunicação da UNE. Filiada à União da Juventude Socialista (UJS), iniciou sua trajetória acadêmica na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde ingressou pelas cotas, atuou nas entidades de base e presidiu a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) – Cândido Pinto.