Caixa tenta esconder uso político de consignado pelo governo Bolsonaro  

Consignado do Auxílio Brasil foi iniciado aos atropelos, com dúvidas e pendências que representavam riscos financeiros e jurídicos ao banco

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Em cumprimento a uma determinação da Controladoria-Geral da União (CGU), a Caixa Econômica Federal (CEF) enviou um documento com 17 páginas tarjadas para responder a suspeita de uso político do crédito consignado do Auxílio Brasil pelo governo Bolsonaro.

De acordo com o UOL, que fez a solicitação das informações por meio da pela Lei de Acesso à Informação (LAI), as tarjas só poderiam ser removidas pela Caixa, mas o portal conseguiu acesso aos documentos originais, sem as ocultações.

“A atual gestão do banco — que mantém dirigentes que operaram a distribuição do consignado durante o processo eleitoral — estava tentando esconder comunicações sobre riscos e perdas com a linha de crédito”, revelou a reportagem.

Leia mais: Consignado do Auxílio Brasil é uso eleitoral explícito da máquina pública

O UOL explicou que documento tarjado foi enviado por diretores que atuaram no consignado. São altos executivos da Caixa. Entre eles, Karla Montes Ferreira, superintendente nacional de Crédito Pessoa Física. É ela também que assina a maior parte dos e-mails que foram tarjados.

Os trechos tarjados escondiam que o consignado foi iniciado aos atropelos, com dúvidas e pendências que representavam riscos financeiros e jurídicos.

Apesar dos alertas, o crédito consignado proposto pelo governo só teve adesão da Caixa. Em fevereiro, após a derrota de Bolsonaro, o banco cortou o benefício.

Do total de R$ 7,6 bilhões liberados em 2022 pelo banco, 99% se concentraram entre o primeiro e o segundo turno.

No documento, por exemplo, a Caixa reclamou que o Ministério da Cidadania não tinha dado informações suficientes sobre situações que levariam ao cancelamento dos benefícios.

(Imagem: Reprodução)

Confira um dos trechos sem a tarja:

 “A possibilidade de glosa [cancelamento] sem referidos detalhamentos impõe risco imprevisível às instituições financeiras e de difícil mensuração em relação à perda que pode advir do processo, uma vez que não há segurança, ainda, a partir dos dados disponibilizados. Solicitamos a exclusão do artigo até que haja maior aprofundamento das tratativas e as instituições possam estabelecer procedimentos operacionais suficientes para evitar a concessão de crédito para clientes mais propensos ao cancelamento do benefício”, diz Karla Ferreira, superintendente da Caixa, em e-mail ao Ministério da Cidadania em 7 de outubro de 2022.

Na mensagem, a Caixa pedia ao ministério “a inclusão urgente” de informações sobre beneficiários que tinham pendências com as condicionalidades, para que o banco pudesse negar o crédito para esse grupo, mas não obteve retorno.

Autor