Brasil ultrapassa os EUA e se torna o maior exportador de milho

De acordo com a Bloomberg, com dados do Departamento de Agricultura dos EUA, milho brasileiro fecha o ano agrícola na liderança e deve encerrar 2024 também na frente

Foto: Wenderson Araújo/Trilux/Agência Brasil

Anunciado pela Bloomberg, o Brasil está na liderança das exportações mundiais de milho ao desbancar o líder histórico da área, os Estados Unidos.

Segundo os dados trazidos pela reportagem da plataforma especializada em negócios e finanças, o Brasil fechou o ano agrícola (terminado em 31 de agosto) com uma safra que corresponde a 32% das exportações, enquanto os EUA marcaram somente 23%.

Essa virada é marcante, uma vez que os estadunidenses estiveram na liderança por mais de meio século, destacam. Os dados levam em conta informações do Departamento de Agricultura dos EUA e o fechamento do mercado asiático nesta quinta (31).

O texto com o título “Como o Brasil ultrapassou os EUA na liderança mundial das exportações de milho”, na versão traduzida da Bloomberg Línea Brasil, lembra que em 2013 os EUA havia sido deposto da dianteira devido a uma grande seca.

Leia também: Safra deve registrar aumento de 16,8% em 2023, diz IBGE

Com o volume brasileiro em plena expansão e sem perspectivas sobre a próxima safra, a possibilidade mais factível é que o Brasil mantenha a liderança das exportações também em 2024. Caso se concretize, será a primeira vez que por duas vezes seguidas os EUA não ficam na frente.

Este duro golpe para a economia agrícola do país não é novidade para os analistas que já viram como o Brasil tomou o primeiro lugar nas exportações de soja em 2013, mantendo o posto até hoje.

Esta queda é apontada no texto como um golpe para os Estados Unidos que utiliza alimentos como força geopolítica.

Leia também: Novo Plano Safra de R$ 364,2 bilhões é o maior da história

Para maior entendimento, as exportações dos EUA de trigo, soja e milho já corresponderam a 78%, 54% e 45%, mas agora devem fechar o próximo ano em 40%, 43% e 14%.

Quanto ao crescimento das exportações brasileiras a China é indicada como a grande compradora que propiciou o escoamento do milho. Com isso, os chineses reduziram a dependência do milho dos EUA, ainda que continuem como grande comprador de alimentos do país.

Produção nacional

Exatamente há um mês, em 31 de julho, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO) publicou texto em que já apontava uma disputa acirrada pela liderança, agora sacramenta pelo Brasil.

O texto destaca que, desde 2010, “o Brasil tem experimentado um crescimento notável em sua produção de milho, aumentando em mais de 500% a quantidade exportada do grão.”

Segundo a Associação, uma das razões que ajuda a explicar é a seca que acometeu os EUA. Com dados da Associação Nacional dos Produtores de Milho dos EUA (NCGA), é indicado que as condições climáticas também foram responsáveis pela baixa produção de 2012/2013 que fizeram o país perder a liderança pela primeira vez, justamente para o Brasil.

Leia também: Plano Safra da Agricultura Familiar de R$ 71,6 bilhões

No texto, o diretor da Abramilho, Paulo Bertolini, também aponta outros fatores para a tomada do posto: “Alguns fatores, como o cultivo conjunto de soja na primeira safra e do milho na segunda safra, têm influenciado diretamente o aumento das produções. Todas as melhorias genéticas da soja e aumento da velocidade do ciclo, por exemplo, são refletidas diretamente no milho, que é a cultura seguinte”, disse ao explicar o crescimento da produção nacional.

*Com informações Bloomberg e Abramilho. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor