Governo Lula trata seca dos rios no Amazona e em Roraima como emergência

Os governadores e as bancadas parlamentares do estado estarão reunidos com os ministros Renan Filho (Transporte) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos)

Rio Solimões (Foto: Defesa Civil)

Em caráter emergencial, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá reunião nesta terça-feira (26) com os governadores do Amazonas, Wilson Lima, e o de Rondônia, Marcos Rocha, ambos do União Brasil, para tratar sobre a seca dos rios que pode reduzir a capacidade de transporte na região em 40%, em apenas duas semanas.

Os governadores e as bancadas parlamentares do estado estarão reunidos com os ministros Renan Filho (Transporte) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

O líder da bancada do Amazonas no Congresso, senador Omar Aziz (PSD), disse que se tratar de uma situação emergencial.

Leia mais: Megaoperação da PF queima 302 balsas do garimpo ilegal no Amazonas

“Conversei agora há pouco com o presidente Lula e o governador Wilson Lima e na próxima terça, vamos reunir com toda a bancada do Amazonas e ministros para falarmos sobre a seca. Juntos, vamos alinhar estratégias e ajudar as pessoas que mais precisam”, disse Aziz.

As duas pastas anunciaram neste domingo (24) ações estratégicas para mitigar o problema. No caso dos municípios amazonenses de Benjamin Constant e Tabatinga, no Rio Solimões, foi declarada situação de emergência.

“Os levantamentos e estudos iniciais foram realizados e já foi declarada a situação de emergência”, dizem.

Os ministérios avisam também que os recursos já foram reservados. “Os órgãos aguardam os trâmites finais para a publicação do contrato de dragagem na região, que deve ocorrer até o início de outubro”.

No caso da região da foz do Rio Madeira e região do Tabocal, a Diretoria de Infraestrutura Aquaviária, tão logo tomou conhecimento, iniciou os levantamentos necessários, que estão em andamento; para dar continuidade ao processo de contratação.

“A estimativa é de que a dragagem seja iniciada no local na primeira quinzena de outubro”, avisou a pasta de Portos e Aeroportos.

Autor