Crescem manifestações pró-Palestina nos EUA e na Europa

Os gritos de Palestina Livre se espalham pelas principais cidades ocidentais do mundo, envolvendo tanto comunidades árabes, quanto judaicas.

Desde o início do conflito entre Israel e a Palestina, pessoas em vários países europeus e cidades americanas saíram às ruas para demonstrar solidariedade com Faixa de Gaza em meio ao conflito, que choca pelos ataques a hospitais e instituições de ajuda humanitária. As manifestações chamam a atenção por romperem o pacto de silêncio da mídia e dos governos ocidentais em defesa de Israel. Muitas delas foram duramente reprimidas, resultando em prisões. Outras ocorrem em protesto por decisões de governo proibindo as manifestações, igualando anti-sionismo (conflito territorial) com anti-semitismo (conflito étnico).

Na Europa, as fortes comunidades árabes se uniram a judeus na crítica à desproporcional violência de Israel contra os palestinos. Nos EUA, judeus críticos ao sionismo protagonizam alguns protestos, com o mais simbólico deles tendo sido uma invasão ao edifício do Capitólio, em Washington, em um protesto nesta quarta-feira (18) exigindo o fim dos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza. Diferente do ato pró-Trump em janeiro de 2022, a maioria de judeus que participou promoveu um protesto pacífico, sem vandalizar o edifício do legislativo nacional.

O mais alto tribunal administrativo da França declarou nesta quarta-feira (18) que os protestos pró-Palestina devem ser proibidos caso a caso, ao mesmo tempo que mantém a validade de uma instrução do ministro do Interior francês que proíbe todos os protestos pró-Palestina. A decisão foi considerada uma vitória por representar um recuo em relação à proibição sistemática de todas as manifestações, visando desestimular um clima propício a ataques terroristas na Europa. O tribunal justifica que dadas as tensões e o aumento do anti-semitismo na França, os protestos que “apoiam o Hamas (…) são de natureza a provocar perturbações na ordem pública”.

As autoridades locais reforçaram a segurança quando os confrontos eclodiram no fim de semana em Londres, Paris, Madrid e Roma. Na França, as ameaças à segurança forçaram a evacuação de locais como o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes, juntamente com vários aeroportos. Um dos maiores protestos ocorreu em Londres, onde confrontos com a polícia levaram à prisão de 15 pessoas. Outra manifestação pró-Palestina está planejada para o meio-dia de sábado no Marble Arch, em Londres.

Em Paris, um protesto pró-Palestina está previsto para as 18 horas nesta quinta-feira, na Place de la République, desafiando a proibição. É provável que ocorram mais manifestações de apoio aos palestinos em toda a Europa até o final de outubro, de acordo com a Crisis24, um grupo de consultoria de riscos de segurança e gestão de crises.

Manifestante é detido pela polícia francesa durante manifestação não autorizada em apoio aos palestinos na Place de la Republique, em Paris

As manifestações aconteceram em meio à visita do presidente dos EUA, Joe Biden, a Israel, um dia após o bombardeio a um hospital em Gaza que causou a morte de mais de 500 pessoas. Autoridades da Palestina e diversos países árabes atribuíram o massacre a Israel, que negou a acusação e acusou a Jihad Islâmica. 

Imagem de protesto em Paris:

(Foto: Reuters)

Centenas de pessoas reuniram-se em Estocolmo (Suécia) para protestar contra os ataques de Israel ao enclave costeiro da Faixa de Gaza. “Palestina Livre”, “Jerusalém Livre” e “Liberdade para Gaza” foram gritados e bandeiras palestinas foram hasteadas por suecos, palestinos, árabes e pessoas de diferentes nacionalidades e todas as faixas etárias. Os banners incluíam mensagens para parar o bombardeio de Gaza e os ataques a civis.

Em Dublin (Irlanda), milhares de pessoas marcharam em apoio à Palestina, gritando: “A Palestina será livre” e “Não haverá mais ocupação”. Também carregavam bandeiras palestinas e faixas que exigiam o fim do cerco a Gaza.

Sentimentos semelhantes ecoaram na Escócia, onde milhares de pessoas saíram às ruas de Glasgow para mostrar que estavam com os palestinos.

Um protesto massivo em Milão (Itália) recebeu a mesma mensagem: “Palestina Livre”. Centenas de pessoas reuniram-se em Roma (foto abaixo) ontem para protestar. Quase mil pessoas reuniram-se na Piazza della Repubblica, uma das praças mais movimentadas da capital. Agitando bandeiras palestinas, eles apelaram à solidariedade com a Palestina e frequentemente gritavam “Palestina Livre”.

Na Alemanha, as manifestações ocorreram por diferentes metrópoles, desde o início do conflito. Palestinos e israelenses realizaram manifestações em diferentes cantos da Praça Heumarkt, em Colônia, depois de a polícia ter levantado a proibição de manifestações. Aqueles que participaram nas manifestações, fortemente protegidas pela polícia, completaram o protesto sem causar quaisquer incidentes.

Em Berlim, a polícia não permitiu uma manifestação de solidariedade aos palestinos. Um grupo de manifestantes reuniu-se numa praça em frente ao histórico Portão de Brandemburgo, no centro da cidade, depois de solicitar à polícia a realização de uma manifestação. A polícia pediu aos manifestantes que deixassem a praça, alegando que o protesto estava proibido.

Na noite de ontem, no entanto, mais de 60 policiais ficaram feridos e 174 pessoas foram presas em Berlim, disseram autoridades nesta quinta. Os agentes ficaram feridos pelo lançamento de pedras, “líquidos inflamáveis ​​e atos de rebelião”, informou a instituição no X (antigo Twitter).

O Tribunal Administrativo de Hesse (VGH) em Kassel manteve a proibição de protestos pró-Palestina, tendo o tribunal decidido que estes poderiam criar uma ameaça iminente à segurança pública.

Nenhuma proibição desse tipo estava em vigor na cidade de Dusseldorf, na Renânia do Norte-Vestefália. Cerca de 700 pessoas demonstraram o seu apoio aos palestinos numa manifestação em grande parte pacífica.

Após polícia pedir que manifestantes se dispersassem na Alemanha, alguns 'atiraram pedras e fogos de artifícios' contra os oficiais, disseram as autoridades
Após polícia pedir que manifestantes se dispersassem na Alemanha, alguns ‘atiraram pedras e fogos de artifícios’ contra os oficiais, disseram as autoridades — Foto: Reprodução

A manifestação começou no bairro de Neukölln, onde vive uma comunidade de pessoas de países árabes. Depois que a polícia pediu aos participantes que se dispersassem, alguns “atiraram pedras e fogos de artifício contra as forças policiais”, disseram as autoridades. Os agentes responderam com canhões de água.

Coquetéis molotov foram lançados em uma sinagoga em Berlim na noite de terça-feira, sem causar danos ou feridos. Num discurso perante o Parlamento, o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, pediu esta quinta-feira às autoridades que evitem manifestações que possam degenerar em “slogans antissemitas”.

Marcha pró-Palestina em Dusseldorf, Alemanha.  14 de outubro de 2023
Marcha pró-Palestina em Dusseldorf, Alemanha. 

Centenas de pessoas também marcharam por Barcelona (Espanha) expressando o seu apoio ao povo palestino. Entre os manifestantes estavam palestinos acompanhados de imigrantes de outros países árabes, além de espanhóis. O protesto começou no bairro do Raval, onde vive uma grande comunidade árabe, e terminou em frente ao edifício da representação regional da União Europeia, no centro da cidade.

Milhares de pessoas manifestaram-se no centro de Londres (Inglaterra), após avisos da polícia de que qualquer pessoa que demonstrasse apoio ao grupo militante Hamas poderia ser presa. Os participantes, que se reuniram perto da sede da BBC News pela manhã, iniciaram uma marcha pela capital britânica antes de um comício à tarde perto do parlamento. Houve protestos em outras localidades do Reino Unido, sempre cercadas por centenas de policiais.

(Foto: Reuters)

Manifestantes em Istambul (Turquia) invadiram o Consulado de Israel, lançando fogos de artifício contra o prédio e queimando bandeiras israelenses. Na cidade de Malatya, no centro-leste da Turquia, um grupo de manifestantes tentou entrar numa base militar americana. E na quarta-feira, manifestantes reuniram-se em frente ao Consulado dos EUA em Istambul, exigindo o seu encerramento.

A Embaixada dos EUA em Ancara disse que grandes manifestações relacionadas aos acontecimentos em Israel e Gaza são esperadas em toda a Turquia nas próximas semanas. “Qualquer reunião, mesmo aquelas que pretendem ser pacíficas, pode aumentar e se tornar violenta”, disse a embaixada em um alerta de segurança publicado na quarta-feira para seus cidadãos americanos em viagem. “A atividade de protesto pode resultar em maior presença policial, fechamento de estradas e interrupções no trânsito.”

Países europeus tornam-se palco de protestos de solidariedade pela Palestina

As forças de segurança tomam medidas enquanto milhares de pessoas marcham da Princess Street até o edifício do Parlamento Escocês enquanto organizam uma manifestação em apoio aos palestinos em Edimburgo, Escócia, em 14 de outubro de 2023.

Washington

Nos EUA, são muitas forças políticas e sociais distintas consternadas por árabes e judeus. Para muitos judeus americanos, os jovens falaram de medo, choque, solidariedade e desamparo. Os palestinos dos EUA estão consternados com a violência, mas alguns disseram que os políticos e os meios de comunicação estão ignorando o contexto histórico. Muitos pastores evangélicos condenaram os ataques do Hamas, exortando suas congregações a orar por um país com o qual muitos deles sentem intensas conexões espirituais, culturais e políticas.

Na Universidade de Harvard, a mais influente do país, uma coalizão de mais de 30 grupos estudantis publicou uma carta aberta culpando Israel pelos ataques do Hamas. Em poucos dias, os estudantes afiliados a esses grupos se viram no centro de uma controvérsia sobre liberdade de expressão. Enquanto isso, entre políticos democratas e republicanos há uma disputa por quem apoia mais Israel.

A invasão ao Capitólio foi consequência de uma manifestação que contava com centenas de ativistas em frente ao edifício do Congresso, em Washington, nesta quarta-feira (18). Cerca de 10 mil pessoas também marcharam pela causa nas ruas da capital dos EUA, disse a Voz Judaica pela Paz. A polícia foi acionada para dispersar a manifestação e houve prisão de 500 manifestantes.

“Fechamos o Congresso para chamar a atenção das massas para a cumplicidade dos EUA na opressão contínua de Israel aos palestinos”, escreveu a organização judaica progressista no X.

O protesto foi organizado pela organização Jewish Voice for Peace (Voz Judaica pela Paz, em inglês). Os ativistas usavam camisas com as palavras de ordem “Not in my name” (“não em meu nome”, em inglês) e cartazes com frases como “Judeus pedem o cessar-fogo já”. 

Os EUA são o aliado global mais firme de Israel, fornecendo-lhe milhares de milhões de dólares de ajuda militar por ano e um forte apoio diplomático.

Na quarta-feira, o presidente Joe Biden encontrou-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, durante uma visita a Israel , prometendo que os EUA “apoiam Israel” na sua guerra contra o Hamas.

No mesmo dia, os EUA foram o único país a votar contra e a vetar uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas, composto por 15 membros, que apelava a uma pausa humanitária para permitir a entrada de ajuda tão necessária em Gaza.


Manifestantes da comunidade judaica usam camisas e cartazes com palavras de ordem exigindo de Israel o fim imediato dos ataques contra a Palestina

Manifestantes judeus detidos no interior do Capitólio com camisetas escritas “Não em nosso nome”

Los Angeles

Um protesto pró-Palestina também foi realizado em frente à embaixada israelense em Los Angeles, com manifestantes entoando slogans anti-Israel. Um comício pró-Israel estava acontecendo ao mesmo tempo e resultou em um confronto. Durante o confronto, um fotógrafo do Los Angeles Times sofreu ferimentos, informou o jornal.

(Foto: KCAL News/YouTube)
(Foto: KCAL News/YouTube)

Nova York

Milhares de pessoas organizaram uma marcha na Times Square, em Nova York, para apoiar a Palestina e seguraram cartazes que diziam “Palestina Livre”, enquanto apelavam ao fim dos ataques aéreos israelenses em Gaza. Vários manifestantes carregavam bandeiras palestinas ou usavam keffiyehs, um boné usado por homens árabes, informou a Al Jazeera.

(Foto: Reuters)

Canadá

Comícios pró-palestinos foram realizados em cidades canadenses como Toronto e Mississauga e os manifestantes pediram um cessar-fogo urgente na guerra Israel-Hamas. Milhares de manifestantes participaram dos comícios. Gritaram slogans como “Palestina Livre” e “Gaza Livre” e denunciaram as ações militares israelenses em Gaza.

Manifestantes pró-palestinos em Toronto (Foto: CHCH News/YouTube)
Manifestantes pró-palestinos em Toronto (Foto: CHCH News/YouTube)

Autor