Soldados dos EUA são mortos em ataque na Jordânia; Irã nega envolvimento

Foi o primeiro ataque mortal a militares americanos, numa escalada de guerrilhas que se espalham por vários países da região.

A foto de satélite mostra o posto militar conhecido como Torre 22 no nordeste da Jordânia em 2023, que não conseguiu evitar m ataque mortal por drone.

Três militares dos EUA foram mortos e pelo menos 34 ficaram feridos em um ataque de drones realizado por militantes apoiados pelo Irã contra tropas norte-americanas no nordeste da Jordânia, próximo à fronteira com a Síria, conforme anunciado pelo presidente Joe Biden e autoridades norte-americanas. Estas são as primeiras mortes militares americanas conhecidas devido ao fogo hostil na turbulência que se espalha pelo território de Israel, desde o início do conflito em outubro, representando uma escalada significativa nas tensões no Oriente Médio.

O presidente Biden e autoridades norte-americanas prometeram uma resposta, enquanto o Irã nega envolvimento e grupos militantes reivindicam responsabilidade pelo ataque. O incidente aumenta as tensões na região e levanta preocupações sobre o potencial desdobramento do conflito.

“Embora ainda estejamos a recolher os fatos deste ataque, sabemos que foi realizado por grupos militantes radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque”, afirmou Biden em um comunicado. O presidente destacou que irá responsabilizar todos os envolvidos no momento e da maneira que escolherem.

Os ataques têm sido usado pelos republicanos para acusar Biden de inação que “encoraja os inimigos dos Estados Unidos no Oriente Médio”. “Temos de responder a estes repetidos ataques do Irão e dos seus representantes, atacando directamente os alvos iranianos e a sua liderança”, disse o senador Roger Wicker do Mississipi, o principal republicano no Comité dos Serviços Armados. “As respostas da administração Biden até agora apenas provocaram mais ataques.”

Envolver o Irã

No entanto, a missão do Irã nas Nações Unidas negou qualquer envolvimento no ataque. “O Irã não tinha ligação e não teve nada a ver com o ataque à base dos EUA”, declarou a missão em comunicado, acrescentando que há um conflito entre as forças dos EUA e grupos de resistência na região, que respondem com ataques retaliatórios. A base logística atingida fornece para aliados rebeldes que lutam contra o governo da Síria.

“Como afirmamos claramente antes, os grupos de resistência na região estão respondendo aos crimes de guerra e ao genocídio do regime sionista que mata crianças e… eles não aceitam ordens da República Islâmica do Irã”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano. O porta-voz de assuntos Nasser Kanaani disse que as alegações de envolvimento iraniano foram motivadas por “objetivos políticos específicos para reverter as realidades da região” e foram “influenciadas por terceiros, incluindo o regime sionista que mata crianças”.

A atividade militar dos EUA na Jordânia pode ser uma questão delicada, especialmente no momento de tensões devido ao conflito Israel-Hamas, devido à crescente preocupação na Jordânia com a propagação da guerra. O governo jordaniano disse apenas que o ataque ocorreu num “posto avançado” ao longo da sua fronteira com a Síria.

No final do ano passado, Amã pediu a Washington que implantasse sistemas de defesa aérea Patriot para reforçar a sua defesa fronteiriça. Sob alegação de combate ao narcotráfico, o reino tem centenas de treinadores norte-americanos no país e realiza extensos exercícios com tropas norte-americanas ao longo do ano.

O governo jordaniano, num comunicado, condenou o ataque e disse que os americanos estavam “cooperando com a Jordânia no combate ao terrorismo e na segurança da fronteira”.

Perdas americanas

O ataque, que deixou pelo menos 34 feridos, provavelmente intensificará as preocupações sobre um conflito mais amplo no Oriente Médio. Oito pessoas foram evacuadas da Jordânia para cuidados de nível superior, mas estão em condições estáveis.

Desde o início do conflito Israel-Hamas em outubro, as forças dos EUA foram atacadas mais de 164 vezes por grupos supostamente apoiados pelo Irã no Iraque e na Síria. Houve pelo menos 70 vítimas antes do ataque de domingo, a maioria delas lesões cerebrais traumáticas.

No domingo passado, o Pentágono declarou dois membros dos Navy SEALs mortos depois de terem desaparecido 10 dias antes, durante uma operação no mar para interceptar armas do Irão dirigidas a combatentes Houthi.

O ataque de drones ocorreu no momento em que Israel e o Hezbollah, outro aliado iraniano, trocavam tiros através da fronteira libanesa. Navios de guerra dos EUA também foram alvejados pelas forças Houthi, que atacam regularmente navios comerciais que passam pelas águas do Mar Vermelho ao largo da costa do Iémen. Embora os Estados Unidos tenham até agora mantido uma linha oficial de que Washington não está em guerra na região, têm retaliado os grupos no Iraque e na Síria e realizado ataques contra as capacidades militares Houthi do Iémen.

Até ao ataque mortal de domingo, altos funcionários da administração afirmavam que só a sorte tinha poupado os Estados Unidos de vítimas mais graves. Um drone carregado com explosivos pousou em um quartel na base aérea de Erbil, no Iraque, em 25 de outubro. Acabou fracassando, mas vários militares provavelmente teriam sido feridos ou mortos se o drone explodisse, disse um alto oficial militar.

“A morte de três soldados americanos é uma mensagem para a administração dos EUA de que, a menos que a matança de inocentes em Gaza pare, deverá confrontar toda a nação”, disse o alto funcionário do grupo militante palestino Hamas, Sami Abu Zuhri à Reuters.

Autor