Encontro virtual com mulheres palestinas acontece na quinta-feira (7)

Na véspera do Dia Internacional das Mulheres, organizações convidam a população a escutar o relato de mulheres palestinas sobre o genocídio imposto contra seu povo

Foto: Reprodução

Na próxima quinta-feira (7), véspera do Dia Internacional das Mulheres, acontece um fundamental encontro virtual com mulheres palestinas aberto a todos que queiram participar. O debate será realizado por videoconferência às 12 horas, horário de Brasília (17 horas na Palestina), e visa dar visibilidade ao dia a dia das mulheres que vivem no território da Cisjordânia.

As organizações envolvidas na realização pretendem ouvir os testemunhos sobre a ação genocida que vitima o povo palestino e, posteriormente, sistematizar os relatos e levá-los a entidades internacionais. Este trabalho será feito com o auxílio de advogados voluntários.

Leia também: Pressão internacional sobre Israel aumenta após 112 mortos em Gaza

Para participar do evento, que contará com tradução simultânea para o português, é necessário inscrição prévia que pode ser realizada pelo link: https://bit.ly/palestinasfalam

Na página de inscrição, consta o seguinte convite:

As mulheres palestinas sempre foram parte integrante da luta pela liberdade e emancipação de seu povo. Elas sempre foram parceiras dos homens na resistência e na luta contra a ocupação e colonização sionista, seja como cidadãs, como trabalhadoras, como professoras, como ativistas ou como defensoras da liberdade. A história da resistência palestina está cheia de nomes de heroínas, ativistas que se recusaram a permanecer caladas ou inativas enquanto a Palestina era colonizada. Mas além dos muitos nomes que estão registrados na história palestina, existem milhares e milhares de mulheres heroicas sem nome, as ativistas e as lutadoras cujos nomes nunca foi de conhecimento público, mas que sempre farão parte dessa história de resistência são avós, são mães, são irmãs, são amigas, são camaradas. Elas lutam porque suas vidas dependem disso. Te convidamos para se juntar à essa luta por solidariedade, contra o extermínio do povo palestino onde mais de 70% dos assassinatos são de mulheres e crianças.  

A União Brasileira de Mulheres (UBM) é uma das entidades organizadoras do encontro junto com a Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Fepal), o Instituto Brasil Palestina (Ibraspal), o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e o Comitê anti-imperialista General Abreu e Lima.

Leia também: Conflito em Gaza: ministério contabiliza mais de 30 mil palestinos mortos

A presidenta da UBM, Vanja Andréa Santos, fala da importância desse encontro: “A história da resistência palestina está cheia de nomes de heroínas, ativistas que se recusaram a permanecer caladas ou inativas enquanto a Palestina era colonizada. Além dos muitos nomes que estão registrados na história palestina, existem milhares e milhares de mulheres heroicas, ativistas e lutadoras cujos nomes nunca foram de conhecimento público, mas que sempre fizeram e farão parte dessa história de resistência.”

Pelo lado da Palestina, a mobilização conta com o apoio da diretora executiva do Comitê Técnico de Assuntos da Mulher da Cisjordânia, Natasha Khalidi.

_____________________________

Encontro virtual de organizações de Diretos Humanos do Brasil com escuta de mulheres palestinas

Quinta-feira (7 de março)

12 horas do Brasil | 17h da Palestina

Inscrições gratuitas no link: https://bit.ly/palestinasfalam

*Com informações UBM