Deputado do PCdoB quer barrar título a Michelle Bolsonaro

Júlio Mendonça (PCdoB) pede cancelamento da tramitação do projeto que concede a honraria para a esposa de Bolsonaro

Deputado Júlio Mendonça (Foto: Assembleia Legislativa do Maranhão/Divulgação)

O deputado estadual Júlio Mendonça (PCdoB) ingressou com requerimento pedindo cancelamento imediato da tramitação de um projeto de resolução que concede o título de cidadã maranhense a Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama que sequer conhece o estado.

A ação do parlamentar foi elogiada pelo deputado federal Márcio Jerry (MA), líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, para quem o colega agiu corretamente. “Maranhão é da democracia e repudia golpistas”, diz.

Para Júlio Mendonça, há uma “contraposição” no projeto ao que diz o regimento interno da Assembleia Legislativa do Maranhão, no qual consta que a pessoa agraciada precisa ter “prestado relevantes serviços ao estado nas áreas cultural, científica, religiosa, esportiva, política ou de assistência social e desenvolvimento econômico.

Além disso, a pessoa precisa comprovar, mediante currículo, que reside no Maranhão há no mínimo dez anos.

Leia mais: Michelle Bolsonaro deve indenizar em R$ 30 mil filha de Leila Diniz

“Não podemos é banalizar com o título absurdo desse para uma pessoa que nem sequer, notoriamente, conhece o Maranhão. Não deve ter conhecido mais do que São Luís”, reage o parlamentar.

Mendonça diz que chegou a hora da Casa se questionar e cumprir o regimento interno. “Sim, foram dados inúmeros outros títulos à revelia talvez, em contraposição ao que diz o regimento”, lembra.

O deputado do PCdoB pede aos colegas que analise o requerimento e a Mesa coloque em votação para que os maranhenses, que deram 70% dos votos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “possam continuar com autonomia defendendo o seu destino”.

“Então, essa é a minha colocação. Não é nada pessoal contra ninguém, agora o nosso requerimento é no sentido de ser radicalmente contra a concessão desse título”, diz o deputado.

Ele ainda pondera que a Assembleia Legislativa é uma Casa política que não pode ficar de costa para o povo.

Autor