Ministra Luciana Santos abre conferência de ciência e tecnologia no Norte

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação abre o evento que vai discutir e estabelecer as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região nos próximos dez anos

Ministra Luciana Santos na COP 28 (Foto: Dibulgação/MCTI)

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, estará em Manaus, na próxima quinta-feira (18), para a abertura da 5ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá no auditório da academia STEM da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).

Ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima (UNião), e mais os chefes dos executivos dos seis estados do Norte, a ministra abre o evento que vai discutir e estabelecer as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Norte nos próximos dez anos.

Em nota, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, disse que, as conferências estão suspensas há 14 anos, representam um marco para este ano e discutirão um plano setorial para 2025 a 2035.

“As últimas conferências municipais, estaduais, regionais e nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorreram em 2010”, lembra.

Leia mais: Para Luciana Santos, ciência precisa ter a cara do Brasil e das mulheres

“Não é possível constituir uma política pública tão estratégica e importante como a de ciência, tecnologia e inovação sem diálogo, sem participação popular. Há 14 anos essa conferência não se realizava”, disse a ministra na quinta-feira (11), em Vila Velha, no Espírito Santo, durante a abertura da Conferência Regional do Sudeste.

De acordo com Luciana, a conferência tem o objetivo de unir representantes de toda a sociedade para mostrar a relevância da ciência para resolver os problemas do dia a dia do povo brasileiro.

Os encontros também são preparativos para 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 4 a 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Inpa

Depois da conferência, a ministra vai participar no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) de um ato de deferência ao diretor do órgão, Henrique Pereira, e da subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia, Tanara Lauschner. Ambos já tomaram posses nos cargos, mas sem a realização de solenidades formais.

“Nós criamos essa subsecretaria que é uma novidade, uma mulher à frente, uma jovem que é a professora universitária Tanara, que tem a responsabilidade de conduzir essa política pública no nosso ministério. Estamos completamente sintonizados com esse desafio”, disse a ministra ao BNC Amazonas.

A ministra vai desejar tanto a subsecretária quanto ao professor Henrique Pereira sucesso na gestão e reafirmar o compromisso da pasta com a região.

Com o Brasil no comando do G20, as 20 maiores economias do mundo, a ministra disse que sua pasta vai promover uma visita dos ministros da área de outros países para conheceram dois experimentos científicos no Amazonas: o Amazon Face e a Torre Alta – Atto.

O primeiro fica numa reserva do Inpa, localizada a 80 quilômetros de Manaus. O projeto analisa a reação da floresta ao aumento da concentração de gás carbônico (CO2).

A Torre Alta-Atto, também desenvolvida pelo Inpa, é uma estrutura de 325 metros de altura e três de largura, erguida em São Sebastião do Uatumã.

Autor