Flávio Dino pede providências para evitar acidentes na BR 135

Deputado Flávio Dino solicita providências ao Ministério dos Transportes para evitar acidentes em trecho da BR 135 no  município de São Luis. Dados oficiais demonstram que 23 pessoas morreram no trecho compreendido entre os quilômetro

Atendendo a uma reivindicação de várias associações e uniões de moradores de bairros situados às margens da BR 135, em São Luís, o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) apresentou na última quarta-feira, 12, uma indicação ao Ministério dos Transportes visando à diminuição do número de acidentes no trecho compreendido entre os quilômetros 0 e 25. Ano passado, o deputado também apresentou indicação solicitando a duplicação da 135 na área do Campo de Perizes.
Os dados revelam uma situação dramática e reforçam a necessidade de medidas urgentes, alerta Flávio Dino. Em 2006 ocorreram 263 acidentes no trecho, com 169 feridos e 12 mortos no local. Em 2007 o número de acidentes aumentou para 369, com 172 feridos e 23 mortes no local. Os dados apresentados pelo deputado são do Grupo de Trabalho de Segurança na BR 135 e da Polícia Rodoviária Federal.
No município de São Luís várias comunidades utilizam a BR como acesso ao centro da cidade, entre elas a Vila Itamar, Tibiri, Vila Sarney, Maracanã,Vila Nova República e Matinha/Rio Grande. “A indicação que fizemos atende à reivindicação dos milhares de moradores destes bairros situados às margens da BR 135 e certamente de todos aqueles que circulam pelo trecho, que é o único acesso à capital”, justifica.
Na indicação o deputado apresenta várias sugestões, entre elas a de se buscar a municipalização de modo a que sejam superadas questões de competência administrativa. É necessário, ele sugere, o aumento do controle de velocidade através de semáforos e barreiras eletrônicas, intensificação da fiscalização e construção de ciclovias e passarelas,