Deputado Lôbo é o sétimo em proposições na ALE-AM

Conhecido por apresentar proposições de matérias, projetos e emendas voltadas para atender a população do interior do Estado, o deputado José Lobo, Pc do B, está entre os dez que mais propõem ações na As

O Deputado nasceu em Humaitá, no interior do Amazonas, mas foi em Coari, também no Estado, que ele foi criado. Atualmente, na Assembléia Legislativa defende ações que priorizem o caboclo, o ribeirinho, o produtor rural, o amazonense que mora no interior. 


 



Lobo era do PRONA quando o partido se fundiu com o PL e formou o PR. Depois desta mudança, o deputado migrou para o PC do B, partido com o qual ele mais se idenficou. “Depois que eu conheci o PC do B vi que realmente é um partido estruturado, um partido preparado, que tem base, e que tem uma grande perspectiva de futuro. Nada disso eu via antes, eu vejo hoje que estou dentro do partido.” 


 



Só Lembrando


 



Em fevereiro do ano passado, O deputado comunista Eron Bezerra, foi chamado a ficar à frente da Secretaria Estadual de Produção Rural (SEPROR), foi então que José Lobo assumiu o cargo de deputado estadual.
 


 


Preposições


 



“O que eu fazia antes, eu continuei fazendo, trabalhando livremente, porque é o que eu faço.” O deputado José Lobo afirma também que continua lutando pelo desenvolvimento sustentável da região, com projetos e requerimentos encaminhados solicitando melhorias nos municípios do interior. Como as muitas proposições para Coari, cidade onde foi criado, e onde deve concorrer às eleições para prefeito. Na cidade do gás, ela já solicitou abatedouro municipal, a infra-estrutura de barcos e navios que circulam na Calha do Solimões, saneamento básico, um Centro de Tratamento de Hemofilia, Três aparelhos de diálise, e caixas eletrônicos na cidade, ampliação da pista de pouso, e instalação de terminal aéreo portuário. “Há necessidade de que se implante um infra-estrutura para a cidade, principalmente por conta da exploração de gás natural e petróleo”. 


 



“Estamos preparando um livro com todos os meus projetos de lei, requerimentos e solicitações no ano passado” afirma o deputado José Lobo, que tem um ano e um mês no parlamento. 
 
 



 
 Entraves


 



Ser um Deputado de oposição. Este é um dos entraves para realização de muitas ações e projetos no município de Coari, interior do Amazonas. “Eu tenho muita dificuldade em levar ações para o município porque elas não recebidas pela Prefeitura. E muitas das ações para a zona rural eu tenho contado com o apoio das associações locais e de órgãos oficiais do Estado, como a SEPROR (Secretaria de Produção Rural), e a SDS (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável), órgãos que possam trabalhar com estas associações.”


 


 


Segundo o deputado, no ano passado a cidade deixou de ganhar um centro de reabilitação para dependentes químicos, por falta de gestão administrativa municipal. Isso porque a verba já tinha sido liberada pelo Governo Federal através do Ministério da Ação Social, mas por falta de uma sede, que não foi doada pelo município, o centro não foi construído.


 


 


Neste ano, o Deputado Lobo e a Deputada Vanessa Graziottin fizeram um requerimento e foram atendidos pelo Ministério das Comunicações, que liberou a aquisição de 10 computadores e todos os equipamentos para montar um laboratório de inclusão digital na sede do município. Os Deputados esperam que, desta vez, o prefeito tome as providências e não penalize a população local por divergências políticas.


 


 


De Manaus


 


Roberta Peixoto