Movimento femista em Goiás renova Conselho Estadual da Mulher

Representantes de entidades ligadas ao movimento de mulheres escolheram neste dia 10 de abril a nova diretoria que coordenará os trabalhos um novo Conselho Estadual da Mulher em Goiás – CONEM no biênio 2008 / 2010. O encontro ocorreu a partir das

 



O movimento feminista em Goiás acaba de renovar seu Conselho Estadual da Mulher Após um intenso período de discussão, foi elaborado e publicado seu regulamento. Em reuniões do próprio Conem, muitas sugestões foram colhidas, discussões e divergências apresentadas, e democraticamente decididas e encaminhadas à Semira para legalização e institucionalização necessárias.



           
No último dia 10 realizou-se a plenária eletiva que elegeu a representação de 17 entidades do movimento social e suas suplentes, eleitas entre as 54 que se inscreveram para participar do processo. Esta plenária reuniu a maioria das entidades reconhecidas e representativas das lutas das mulheres em Goiás, representando as diferentes áreas em que as mulheres estão organizadas e nas quais as bandeiras que as feministas tem empunhado têm sido transformadas em ações efetivas dirigidas a resgatar a dignidade  roubada e cidadania omitida.


            


Abaixo documento que saúda o processo, faz alguns esclarecimentos e aponta um futuro de conquistas para as mulheres de Goiás, assinado por várias entidades, por nós e pelo Cevam a entidade mais antiga no estado.


 


De Goiânia,
Lúcia Helena Rincon


 


 


“Democracia é um sistema onde ninguém pode escolher a si mesmo, ninguém pode investir a si mesmo com o poder de governar e, por conseguinte, ninguém pode arrogar-se um poder incondicional e ilimitado”
         Giovanni Sartori, in Teoria da Democracia Revisitada
 
           
Giovanni Sartori em sua afirmação lança luz a um processo que acaba de escolher as dezessete representantes da sociedade civil que estarão à frente dos trabalhos do Conselho Estadual da Mulher – CONEM no biênio 2008 – 2010.
 
         
No último dia 10, cinqüenta e seis entidades da sociedade civil, escolheram em Assembléia Geral Eletiva as  representantes através de um processo aberto, transparente, democrático, amplamente divulgado pelos meios de comunicação do nosso Estado. Nunca antes, na história do CONEM houve uma participação tão maciça e efetiva no processo eleitoral que ora se encerra. Só para se ter uma idéia, na penúltima assembléia eletiva, dezoito entidades concorreram às quinze vagas. Neste pleito foram quarenta e uma a mais.


Outro dado importante e que não pode deixar de ser citado foi a garantia de novos segmentos que atuam com políticas de atenção às mulheres, na representação do novo Conem: cultura e comunicação, saúde, trabalhadoras da agricultura e indústria, deficientes físicas e auditivas  e a área de pesquisa em gênero. Áreas fundamentais para o debate e fomento de políticas públicas para as mulheres, que se juntarão às já existentes (feministas, educação, atendimento a mulheres, jurídica, e as GLBTT) no trabalho de planejar, propor e fiscalizar a execução das ações voltadas a garantia dos direitos das mulheres.
 
         
Os movimentos de mulheres e feministas em Goiás têm avançado significativamente. A criação da Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial é um exemplo disso. Outro exemplo é a própria eleição das entidades membro do Conem. O processo foi permeado, em momentos distintos, por  discussões, embates, radicalismos e impasses, situações próprias do processo democrático.


Aconteceram  divergências, argumentos e contra-argumentos e também  tentativas de desconstruir e jogar fora toda a construção e as conquistas alcançadas. Mas, felizmente prevaleceu o bom-senso.


A condução do processo se deu em fórum do CONEM, em plenária convocada pelo próprio CONEM e endossada por outras entidades da sociedade civil, demonstrou maturidade e compromisso com as causas sociais, razão principal da existência do próprio CONEM.


Inspiradas pela luz de Giovanni Sartori, decidimos continuar escolhendo pela democracia, tanto no acolhimento das dezenas de entidades legalmente constituídas, como pelo objetivo de colocar em prática ações em favor das mulheres historicamente excluídas.
          
Nós do movimento social, reconhecidas pela sociedade goiana como entidades de luta pelos direitos das mulheres, refutamos todo e qualquer argumento que queira colocar sombra no processo que primou pela transparência, e conclamamos as mulheres goianas a participarem com garra e otimismo do mandato que breve iniciaremos.



CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA MULHER – CEVAM
CENTRO POPULAR DA MULHER – C.P:M / UBM-Go



Outras entidades


Na Assembléia Geral Eletiva foram eleitas para compor o CONEM, gestão 2008 / 2010,  as seguintes entidades:
Área – Pesquisa em gênero:


Programa Interdisciplinar da Mulher Estudos e Pesquisas da UCG – PIMEP –  Titular e Suplente
 
Área – Cultura e Comunicação:
 
Associação de Mulheres na    Comunicação – Titular
 Cia Teatral Zumbi dos Palmares – Suplente


Área –  Feminista e de mulheres:
 
Centro de Valorização da Mulher – CEVAM – Titular e Suplente
 Centro Popular da Mulher do Estado de Goiás –  Titular
 União Brasileira de Mulheres – Suplente
 Associação das Pensionistas PM/BM de Goiás – APPB – Titular e Suplente
 Oficina Mulher – Titular e Suplente
 Associação das  Donas de Casa de Goiás – Titular e Suplente
 
 
Área – Lésbicas, Orientação Sexual e Identidade e Gênero:
 
Associação das Travestis, Transexuais e Transgêneros de Goiás – ASTRAL – Titular
 Lilases – Articulação  Feminista Lésbica de Goiânia – Suplente
 
Área – Pessoa com deficiência:
 
Associação das Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás –   Titular
Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás – ADFEGO – Suplente
 
Área – Profissionais da Saúde:


Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN-  GO – Titular
Grupo pela Vidda – Suplente
 
Área – Trabalhadores da Agricultura, Indústria e Comércio:


Central Única dos Trabalhores – CUT – Mulher – Titular
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás – FETAEG – Suplente
 
Área – Atendimento às mulheres :


Associação Filantrópica de Aparecida de Goiânia – AFAG – Titular
Grupo de Mulheres Região Noroeste Samba Crioula –   Suplente
 
Área – Mulheres Negras e Minorias Étnicas:


Centro de Referência Negras Lélia Gonzáles – Titular
Fórum de Mulheres Ciganas do Estado de Goiás – Titular
Movimento Afro Brasileiro de Senador Canedo – Suplente
Congada 13 de Maio – Suplente
 
Área – Trabalhadores em Educação:


Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – SINPRO-GO – Titular
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás – SINTEGO – Titular
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativo em Educação da UFG – SINT-UFG – Suplente
Associação dos Profesores da UCG – APUC – Suplente
 
Área – Jurídica:


Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de Goiás – ABMCJ-GO – Titular e Suplente