Sintepe participa da Semana pela Educação Pública
Durante toda esta semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) está participando da 9º Semana em Defesa da Educação Pública. A ação é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e conta com o apoio da Confederação Nacional
Publicado 24/04/2008 18:19 | Editado 04/03/2020 16:59
Muitos são os motivos que levam ao enfraquecimento do ensino. Falta de material escolar, fardamento, merenda e espaço apropriado nas escolas são alguns deles. Mas, o professorado aproveita a oportunidade para discutir também a sua situação, já que é ele a principal ferramenta de acesso ao ensino nas escolas.
Com o tema “A Educação de Qualidade para Todos: Fim da Exclusão Já!”, a 9º Semana em Defesa da Educação Pública quer discutir alternativas para uma melhoria na qualidade do ensino público. Para isto, estão sendo realizadas ações nos âmbitos administrativos e sociais.
Na terça-feira (22), por exemplo, foi realizado um protesto em frente a Escola Estadual Rotary, em Nova Descoberta. Por falta de estrutura, a escola vem passando por uma reforma que ainda não foi concluída e, consequentemente, os alunos estão sem aulas. Na tarde de ontem, quarta-feira (23), foi entregue aos deputados da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um documento contendo propostas para a educação pública no Estado.
Até amanhã, sexta-feira (25), o Sintepe vai realizar debates nas escolas levando ao conhecimento das comunidades a real situação da escola pública e ainda uma mobilização, na Praça da Independência, que apresentará alternativas para contornar este difícil quadro.
Segundo dados do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2006, 65% dos analfabetos brasileiros estão na região nordeste. Em Pernambuco, somente 32,3% dos jovens entre 15 e 17 anos freqüentam o Ensino Médio.
Do Recife,
Daniel Vilarouca