Seminário sobre legislação prepara pré-candidatos para as eleições de outubro

Mais de 90 pessoas compareceram hoje (26/04) ao Sindicato dos Bancários da Bahia, na Av. Sete de Setembro, para participar do Seminário sobre Legislação Eleitoral 2008, realizado pelo PCdoB na Bahia. Presidentes de Comitês Municipais, pré-candidatos a pre

“A legislação mudou em 2006 e essa será a primeira vez que acontece uma eleição para prefeito e vereador com as novas regras”, afirma Aline Ferraz, advogada do PCdoB. Segundo ela, as principais dúvidas trazidas pelos participantes se concentraram em dois temas: a realização de coligações e o uso da propaganda. “Entre as mudanças mais marcantes realizadas em 2006 estão as proibições do uso de outdoor e de showmícios durante as campanhas” destaca.


 


Entre os membros do PCdoB que compareceram ao evento estava Neuton Ribeiro, pré-candidato do partido à prefeitura de Contendas do Sincorá, no Centro-sul baiano. “O meu objetivo é ter um conhecimento mais aprofundado da legislação para, entre outras coisas, poder fiscalizar mais eventuais abusos do Executivo”, afirma. A fiscalização também é a preocupação de Amarildo Carvalho, pré-candidato a vereador do partido em Conceição do Almeida, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Para ele o Seminário ajudará “a aprimorar a fiscalização e me tornar mais vigilante, para não vacilar antes e durante as eleições”.


 


Carvalho afirmou que em Conceição do Almeida o partido caminha para realizar uma coligação PDT, PSB, PT, PPS em torno da pré-candidatura de Professor Batata, vereador de destaque do PCdoB na Câmara de Vereadores. “Nós estamos trabalhando para ter uma coligação puro sangue, sem infiltração da direita”, destaca. Sobre a possibilidade da formação não se confirmar, Carvalho se mostra seguro. “Caso não vingue, estamos prontos, organizados e com chances reais de conquistar a prefeitura, algo ainda inédito no Recôncavo”.


 


Rede de apoio jurídico


 


Outra novidade apresentada pelo PCdoB para as eleições desse ano é a formação de uma rede de apoio jurídico que possa auxiliar municípios de todas as regiões do estado. “O desafio que está posto é como a assessoria jurídica estadual vai atuar em uma eleição com um número tão grande de candidatos”, disse Vandílson Costa, advogado do partido. Segundo ele, a rede terá um papel fundamental durante as eleições, por isso é importante que todos os Comitês Municipais tenham acesso a ela. “A quase totalidade das demandas se dará em nível local, por isso os pontos de apoio são tão importantes, eles darão suporte aos candidatos e à coordenação jurídica estadual, que é composta de três pessoas e ficará em Salvador atendendo aos municípios da Região Metropolitana”.


 


De Salvador,
Rodrigo Rangel Jr.