Plenária em Salvador mobiliza militância para eleições municipais
Novos e antigos militantes do PCdoB em Salvador participaram de uma plenária neste sábado, (26/04), na qual foi reafirmada a disposição de fortalecer e alavancar a pré-candidatura de Olívia Santana à Prefeitura, além de trabalhar pelas pré-candidaturas à
Publicado 26/04/2008 21:46 | Editado 04/03/2020 16:21
Eram 10h da manhã, quando começou o debate. Depois de uma breve saudação do presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, o salão lotado silenciou para ouvir a vereadora Olívia Santana. “Estamos aqui para discutir a sucessão municipal. Este ano o PCdoB teve a ousadia de apresentar um nome para concorrer à Prefeitura e nós precisamos viabilizar isso. Vamos colocar o bloco na rua para tornar a nossa candidatura conhecida de toda a população. Para isso, todas as bases são importantes, a juventude, os sindicatos, as mulheres, o movimento comunitário e todo o movimento social onde a nossa militância está presente. Só assim vamos brigar não só pela Prefeitura, mas também vamos eleger mais vereadores em 2008”.
Olívia lembrou ainda da importância do partido para a derrota do “carlismo” na Bahia e conclamou os presentes a acreditarem na nova tática do PCdoB de disputar os cargos do Executivo. “A militância sempre sonhou com uma candidatura de verdade nesta cidade e agora chegou a nossa vez. Sempre buscamos os espaços de denúncia como os parlamentos para defender os interesses do povo. Vamos buscar agora os espaços do Executivo para governar a Salvador para todos os seus moradores”, concluiu.
Partido em crescimento
A plenária teve espaço também para discutir o crescimento do partido na Bahia. Segundo o secretário estadual de Organização, Davidson Magalhães, este é o melhor momento vivido pelo PCdoB nas últimas décadas. “Em 2007, tínhamos 40 vereadores, hoje temos 70 em todo o estado. Estamos presentes em 364 municípios e já comandamos 11 prefeituras municipais. Isto é resultado do trabalho da atuação da militância em diversas bases. A unidade e a militância são as grandes forças do PCdoB. O desafio agora é continuar os esforços para atrair novos quadros e consolidar os já existentes. Este é o grande desafio de agora em diante”, declarou.
O bom momento também foi lembrado pela vereadora Aladilce Souza. Para ela, o partido está entrando em campo no momento certo e os militantes precisam ficar atentos para não deixar o bonde da história passar. “Temos que refletir sobre o grande desafio de apresentar a pré-candidatura de Olívia para prefeita e juntarmos todas as forças para tornar este projeto político vitorioso. Precisamos ter consciência de que a vitória está em nossas mãos”. O vereador Everaldo Augusto também reafirmou a força da militância para o PCdoB. “Nós estamos lançando como pré-candidatos a vereador uma grande safra de novas lideranças. Nenhum outro partido tem candidatos tão preparados como estes”, disse.
Força nacional
Os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida lembraram da trajetória do PCdoB na defesa dos direitos coletivos e na luta para eleger governos progressistas. Para eles, o crescimento do partido é reflexo de uma trajetória séria e comprometida com os interesses da população. “Nós chegamos aqui com a credibilidade e força para elegermos Olívia Santana como prefeita de Salvador. Não precisamos pedir autorização para ninguém. Agora temos condições de convencer outras forças sobre a grandeza do nosso projeto para a cidade”, afirmou Daniel Almeida.
A certeza da força do nome de Olívia Santana foi reforçada ainda pelo diretor da ANP, Haroldo Lima. Em um discurso inflamado Haroldo defendeu a necessidade do PCdoB ocupar espaços no Executivo. “Já mostramos que somos capazes, quando participamos da eleição do presidente Lula e do governador Jacques Wagner. Na Bahia, tivemos uma intensa luta contra as forças políticas conservadoras que teimavam em governar o estado. Agora temos a chance de apresentar uma alternativa própria para Salvador e não vamos recuar desta decisão. Olívia é a candidata que tem a cara da cidade e isto já nos coloca à frente dos outros partidos”, declarou.
Para o presidente municipal do PCdoB, Geraldo Galindo, “a plenária cumpriu seu objetivo de mobilizar a militância em torno do projeto de fortalecer a pré-candidatura de Olívia Santana à prefeita e de reforçar as pré-candidaturas à vereador”. O evento contou ainda com a presença do pré-candidato do PPS à Prefeitura de Salvador, Miguel Kertezmam, do presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, do secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nilton Vasconcelos, dos deputados estaduais Álvaro Gomes e Javier Alfaya, além do vereador Reginaldo Oliveira.
De Salvador,
Eliane Costa