Países da Rede Internacional de Municípios Pela Cultura se reúnem Portugal

A cidade de Caminha, em Portugal, se transformou o ponto de interseção mundial entre culturas de diversas cidades de diferentes países. O 2º Encontro da Rede Internacional de Municípios Pela Cultura (EnRede) reuniu, entre os dias 30 de maio e 1º de junho,

Com o tema: “Parcerias para a Cultura” o Encontro deste ano reuniu em Caminha, centenas de pessoas. A abertura solene aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença de várias autoridades, com destaque para João Emanuel Rocha, criador da Rede Internacional de Municípios Pela Cultura e Presidente da Câmara Municipal de Serpa. João Rocha explicou que o 1º Encontro em São joão del-Rei, significou muito para que o projeto da Rede se consolidasse e destacou que o sucesso está nas alianças constituídas. “A partir do que foi discutido na Capital Brasileira da Cultura – São João del-Rei-MG, demos um enorme passo para o fortalecimento da Rede. O intercâmbio promovido faz com que se estabeleçam parcerias que acarretam no desenvolvimento da cultura de um modo geral. O sucesso do projeto tem atraído novos paises como: Itália, México, Cuba e Alemanha” relata João.       


 


A Presidente da Câmara de Caminha, Júlia Paula Costa, ressaltou a importância da cultura. “A cultura sinifica muito para os municípios, cuja economia depende do turismo, por isso deve ser pensada como um investimento e não como uma fonte de despesa” garante Júlia.


 


Um dos pontos cruciais do evento foi a conferência “Parcerias para a Cultura”, que foi realizado no auditório da Biblioteca Municipal de Caminha, com a participação dos oradores Teotónio Roque, representando o Ministério da Cultura do Brasil, o Professor Castro Guedes, representando o Centro dramático de Viana do Castelo/Portugal, e o Dr. Francisco Sampaio, Presidente da Comissão instaladora da entidade regional do turismo do norte.  


 


O espetáculo “Enrede”, lotou o auditório da Santa Casa da Misericórdia em Caminha, e mostrou que a linguagem cultural é única e universal, uma vez que ela proporciona que pessoas de diferentes nacionalidades, se entendam através da arte. O show multicultural reuniu artistas de diversos municípios de Portugal, Espanha e Brasil. O auditório foi palco da interpretação de diversas melodias. A direção do espetáculo foi de responsabilidade do mineiro Cléber Camargo, Roberto Oliveira e do português Armando Torrão, que promoveram um espetáculo com instrumentos de cordas (violão e baixo), acompanhados de percussão, predominantes nas diversas culturas/identidades. O espetáculo foi realizado com o intuito de promover a união entre os diferentes povos, a mistura da cultura, dos valores e dos costumes típicos de cada município que integra a Rede.


 


A programação do 2º Encontro da Rede Internacional contou também com um Mercado Cultural, onde os municípios que compôem a Rede tiveram a oportunidade de mostrar um pouco da produção de sua cultura local, através de fotos, do artesanato e todo material publicitário que o caracterizasse, além da participação na tradiconal festa do “Arraial do dia do pescador”, onde se pôde degustar uma sardinha açada na brasa,  e visitas à Serra d´Arga e a outros pontos do “Concelho”, como é chamada a cidade de Caminha pela população local.    


 


O objetivo do evento consistiu em focalizar questões como a diversidade cultural, através do intercâmbio entre cidades brasileiras e de outros países, o desenvolvimento e a preservação de manifestações culturais e artísticas e destacar a centralidade da cultura nas administrações das cidades envolvidas no projeto. Cada cidade foi representada por agentes culturais e artistas que trouxeram suas contribuições e demonstraram parte de suas manifestações artísticas durante o encontro.


 


O perfil do 2º Encontro da Rede Internacional de Municípios pela Cultura foi o de um amplo intercâmbio cultural que procurou valorizar as culturas locais de diferentes cidades e países. Ao mesmo tempo, buscou a criação de alternativas para o desenvolvimento de “Parcerias entre Culturas”, através da discussão e interação com a população local de aspectos ligados às políticas para o setor.


 


O projeto da Rede Internacional de Municípios pela Cultura iniciou-se na gestão do prefeito da cidade portuguesa de Serpa, João Rocha, no Festival de Cultura em 2006. A intenção era criar um intercâmbio cultural entre cidades de diversos países. Através da troca de informações e experiências, o que se busca é promover a valorização do patrimônio cultural material e imaterial.


 


Os membros fundadores da EnRede, além de Serpa, são os municípios de Caminha, Beja, Serpa, Vila Nova de Famalicão e Palmela, de Portugal; de Punta Úmbria e Cortegana, da Espanha; de Patzun e San Bartolomé de Milpas Altas, da Guatemala; e de San Vicente, de Cabo Verde. Do Brasil, integram a Rede: São João del-Rei, Itabira, Santa Bárbara, Congonhas, Itabirito, Outro Preto e Olinda, além da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.



Frederico Mesquita, de Caminha/Portugal. Fotos de Andrea Gurgel.