PCdoB vai priorizar fortalecimento do governo e das administrações municipais
A direção estadual do PCdoB definiu no último sábado, dia 6, as prioridades para o próximo ano, com enfoque no fortalecimento da atuação nos movimentos sociais, das administrações municipais e da atuação dos vereadores e vice-prefeitos eleitos pelo partid
Publicado 09/12/2008 12:17 | Editado 04/03/2020 17:02
Para o PCdoB do Piauí, a atuação nos movimentos sociais, é um instrumento principal da proximidade com o povo e fonte da força transformadora. Assim, a atuação de lideranças do partido junto aos movimentos sociais e a integração do Partido nas bandeiras de luta do povo é o caminho para o seu fortalecimento.
Durante a reunião, a direção estadual aprovou documento apresentado pelo presidente do partido, deputado federal Osmar Júnior, com a análise do processo eleitoral de 2008, as conquistas do partido e as prioridades para o próximo ano. A reunião contou com a participação da representante do Comitê Nacional, Liege Rocha.
Um dos principais pontos defendidos por Osmar Júnior, é o fortalecimento da sustentação do governo Wellington Dias (PT), do qual o PCdoB é aliado. “Trabalhar pela manutenção da unidade da base aliada com vistas às eleições de 2010, tendo como núcleo as forças que representam a continuidade do projeto de desenvolvimento em curso no Brasil e no Piauí”, diz trecho do documento aprovado.
Nos municípios onde o PCdoB elegeu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o partido promete trabalhar para transformar as administrações em exemplo de eficiência no atendimento das necessidades do povo, respeito a coisa pública e desenvolvimento sustentável de seus municípios; apoiar os vice-prefeitos do Partido no trabalho de parcerias administrativas nos municípios com os prefeitos eleitos; acompanhar o mandato dos vereadores eleitos, apoiando com projetos, discussões sobre nossa política; Intensificar a relação com os prefeitos aliados, fortalecendo as administrações.
As metas para 2009 incluem a implantação de 30 novas comissões provisórias do partido; a realização de uma campanha de filiação atraindo para o partido lideranças que se destacaram nas eleições e nos movimentos sociais e outra campanha para arrecadação de fundos com vistas a sustentação da atividade partidária.
CRESCIMENTO
Em 2008, o PCdoB lançou candidatos a vereador em quase todos os municípios onde estava organizado, elegendo 61 vereadores, com um crescimento de cerca de 30 % em relação a eleição anterior. Nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano, os candidatos comunistas tiveram votações expressivas, no entanto não foram eleitos, conseqüência da estrutura partidária ainda frágil e da extrema dificuldade colocada pelo reduzido número de vagas nas câmaras daqueles municípios. Parnaíba, por exemplo, com mais de 130 mil habitantes tem apenas 11 vagas de vereador em sua Câmara Municipal.
No começo do processo de montagem das chapas nas cidades do interior do Estado o partido tlançou 25 pré-candidatos a prefeito, concretizando 10 candidaturas majoritárias. Elegeram os prefeitos de Piracuruca, Sigefredo Pacheco e Pavussu. Além dos vice-prefeitos de Tanque, Paulistana, Ribeiro Gonçalves, Várzea Grande, Olho D´água, Jaicós e Caridade.
“Somos considerados grandes parceiros políticos, tivemos 20 candidatos a vice – prefeitos, elegendo um total de 7, mais que o dobro da eleição anterior. As mudanças políticas que vêm ocorrendo no Piauí nos últimos anos permitiram o surgimento de novos atores na política municipal, todos eles com forte discurso mudancista e forte ataque às lideranças tradicionais. A maioria deles obtiveram bom desempenho eleitoral”, avaliou o documento.