Aulas expõe os desafios da superação do capitalismo e o papel do proletariado

Nesta quarta-feira (11), o professor Dinéas Aguiar, apresentou a economia marxista e falou da atual crise “…a crise atual é típica do capitalismo.”  Na quinta-feira Lilian Martins falou do papel do estado e a luta de classes que é o motor da histór

Quarta-feira, economia marxista e crise global.


Novamente as 08 horas da manhã, tem início mais uma aula do curso em Atibaia. Dessa vez o tema foi a economia marxista, tratada pelo professor Dinéas, com muita propriedade.


Temas como mais valia, taxa de mais valia, taxa de lucro foram tratados pelo professor, conceitos foram demonstrados e principalmente o estudo do atual crise econômica. Aguiar afirmou que a atual crise é  de superprodução, clássica do capitalismo.


“A crise não começou agora, ele teve início em 2001 e foi superada com rapidez. Ela está completamente vinculada ao modelo neoliberal. Com a desregulamentação da liberdade de capitais, se liberou a contratação de mão de obra, com isso há um deslocamento das fábricas para os países emergentes, saindo da Europa e dos EUA, isso fez com que as empresas aliado a grande tecnologia produzissem produtos cada vez mais baratos, aumentado a mais valia extraída e seus lucros. Houve um aumento na produção, na contramão houve uma diminuição do poder de consumo da população. A bolha imobiliária foi o estopim, mas essa é uma crise cíclica, típica do capitalismo”. Afirmou Dinéas Aguiar em sua aula.


Na quinta-feira (12), estado, revolução e PCdoB.


A professora Lilian Martins tratou da questão do estado, sua origem, conteúdo e como se manifesta. Tratou da estrutura do estado e como mantém uma estrutura para impor a dominação de uma classe sobre a outra. Tratou da luta de classes e da perspectiva revolucionária. A luta de classes é o motor da história.


No período da noite, Altair Alves secretário de formação do comitê municipal do PCdoB de São Paulo-SP, apresentou as reformas propostas por João Goulart, na década de 60 e as reformas pautadas pelo PCdoB nos dias de hoje, que são reformas estruturais para ampliar os direitos dos trabalhadores e aumentar a sua consciência com a perspectiva revolucionária.


O Vermelho-SP também se desculpa com os seus leitores, pois devido a falhas operacionais na rede, não conseguimos colocar a aula de quarta-feira no ar, mas agora voltamos, acesse também os resumos das aulas anteriores, na cobertura completa que o Vermelho-SP, vem realizando do curso Nível II – Sessão SP da Escola Nacional.


Aula de segunda-feira (09) – http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=50817


Aula de terça-feira (10) – http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=50886