Ministro das Comunicações inaugura TV digital no Piauí
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, inaugurou oficialmente, nessa segunda-feira (23), as transmissões da TV digital no Piauí. A solenidade de inauguração do sinal de TV digital, proporcionado pela TV Cidade Verde, afiliada ao Sistema Brasileiro d
Publicado 24/03/2009 10:01 | Editado 04/03/2020 17:02
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, inaugurou oficialmente, nessa segunda-feira (23), as transmissões da TV digital no Piauí. A solenidade de inauguração do sinal de TV digital, proporcionado pela TV Cidade Verde, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), ocorreu no Salão Branco do Palácio de Karnak, onde também foram assinados os termos de consignação dos canais digitais para outras três emissoras locais.
Através dos termos de consignação, assinados pelo ministro Hélio Costa e por representantes das emissoras de TV piauienses – TV Clube, TV Antena 10 e TV Antares -, o Ministério das Comunicações autorizou-as a operarem com o sinal digital adotado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). O governador Wellington Dias parabenizou dirigentes e profissionais da TV Cidade Verde pelo pioneirismo da transmissão digital no Piauí.
Com a entrada em operação do sinal digital da TV Cidade Verde – em caráter oficial desde as 17 horas dessa segunda-feira (23) -, Teresina é a 11ª cidade brasileira e a segunda capital de toda a região Norte/Nordeste a ser contemplada com a implantação da TV digital. O fato histórico foi ressaltado por Wellington Dias, em pronunciamento feito durante a solenidade de inauguração da transmissão digital no Palácio de Karnak.
Segundo o ministro Hélio Costa, o sistema de TV digital brasileiro é o melhor do mundo, pois foi baseado no modelo japonês, através de um acordo binacional de transferência de tecnologia, mas desenvolvido para as necessidades brasileiras de gratuidade, qualidade, mobilidade e versatilidade. A TV digital brasileira poderá ser recebida em aparelhos de TV, aparelhos móveis, celulares e computadores, totalmente gratuita.
Hélio Costa informou que, com apenas dois anos de operação, a TV digital brasileira já alcança 65% da população do País e será estendida a todo o território nacional. “Isso é um grande avanço, porque nós estamos dois anos à frente do cronograma da TV digital, com essa instalação em Teresina”, declarou o ministro. “É um passo importantíssimo para a digitalização do Nordeste”, acrescentou.
“Mais do que a imagem bonita e um som perfeito, ela é um instrumento de cultura, de educação, de informação”, disse o ministro, referindo-se à TV digital, que terá também o aspecto da interatividade. De acordo com Hélio Costa, os testes de interatividade já estão sendo realizados pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com empresas que estão desenvolvendo softwares e arquivos necessários à interatividade.
Interatividade
Ainda segundo o ministro, o sistema digital está inteiramente pronto e montado, mas as empresas de comunicação, as emissoras, poderão desenvolver seus próprios softwares de interatividade. “Cada empresa que quer fazer a interatividade, tem que desenvolver seu próprio programa. Cada entidade – uma universidade, uma empresa etc. – tem que desenvolver seu programa de interatividade. As ferramentas estão no Sistema Brasileiro de Televisão Digital.”
Em relação à audiência da TV digital, Hélio Costa disse acreditar que em breve toda a população brasileira terá condições de acessar esta inovação tecnológica. “Essa foi a decisão do presidente Lula, quando nós assumimos o modelo de televisão digital, com base no sistema japonês, exatamente porque esse modelo permite que todo o Brasil possa receber a televisão, sobretudo a televisão aberta, gratuita, móvel e portátil digital”, lembrou.
O governador afirmou que o ministro das Comunicações está fazendo um trabalho importante para o Brasil, no sentido de modernizar e democratizar os meios de comunicação. E ressaltou as novas possibilidades de acesso à informação, educação, entretenimento e cultura através da TV digital, que poderá ser captada, por exemplo, em celulares. “É uma vitória que temos que comemorar, como estamos fazendo aqui hoje”, declarou Wellington Dias.
História digital
A TV digital estreou no Brasil no dia 2 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo. O respectivo padrão adotado, diferentemente dos padrões americano e europeu, permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis e móveis, sem tarifação. As emissoras poderão também disponibilizar ao telespectador informações adicionais sobre a programação, tais como dados sobre os atores do filme apresentado, resumo do que aconteceu na novela etc.
O Sistema Brasileiro de TV Digital já começa a ser exportado para outros países da América do Sul. Hélio Costa anunciou a efetivação de acordo entre o Brasil e a Argentina para os próximos meses. E outros países já se manifestaram pela adoção do sistema brasileiro. É o caso do Peru, Chile e Venezuela. A perspectiva é a de que o País exporte seu sistema de TV digital para todas as demais nações da América Latina.
Fonte: CCom