Sem categoria

Visita de Karzai aos Estados Unidos procura diminuir tensão

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, iniciou nesta quarta-feira (12) uma visita de quatro dias aos Estados Unidos, na tentativa de diminuir a crescente tensão entre os dois países, agravada pela matança recorde de civis pelos ocupantes americanos no último ano.

Karzai espera pressionar o governo de Barack Obama na tentativa de obter garantias que as forças de ocupação evitarão mais mortes de civis nas operações militares conduzidas no Afeganistão.

Especialistas acreditam que o atual período de relações entre os dois países é o mais atribulado e tenso, por conta das ações das forças de ocupação. Karzai encontrou-se nesta quarta-feira com o presidente Barack Obama e o vice-presidente Joe Biden na Casa Branca, em Washington.

Nesta visita de quatro dias, Karzai procurará tocar em questões cruciais das relações entre os dois países, que fomentaram a tensão atual, como a presença das forças de ocupação.

2009 foi o ano mais mortífero no Afeganistão desde que este foi invadido pelos Estados Unidos, em outubro de 2001. Mais de 2.400 pessoas foram mortas pelas forças de ocupação no ano passado.

Karzai quer saber detalhes de como e quando exatamente os Estados Unidos efetuarão a retirada de suas tropas do Afeganistão.

Os laços bilaterais ficaram mais enfraquecidos também após Karzai acusar "potências estrangeiras" de manipular os resultados da última eleição presidencial realizada no país sob ocupação.

Ele também criticou as tropas estrangeiras por terem falhado na tentativa de trazer segurança ao país devastado pela guerra.

Da redação, com informações da Press TV