Sem categoria

“A revolução e o socialismo fazem parte do nosso léxico"

“A revolução e o socialismo fazem parte do nosso léxico”, disse o dirigente do Partido Comunista do Brasil, jornalista José Reinaldo Carvalho, no debate que marcou o lançamento do livro Pela Carreteira do Caribe até o Cara de Caracas, de Gaby Fernandes, professor de Geografia e Humanidades, militante do Partido em Minas Gerais. O ato aconteceu na última segunda-feira (29) na Casa dos Jornalistas, em Belo Horizonte.

Também estava presente Gilson Reis, presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais e pré-candidato a vereador.

Durante o debate, os conferencistas discorreram sobre o conteúdo do livro e passaram em revista a situação da América Latina.

Gaby Fernandes falou sobre a elaboração do livro, um rico relato das viagens que fez ao longo de quase uma década pelo continente latino-americano, durante as quais testemunhou momentos cruciais do processo revolucionário em curso, destacadamente na Bolívia e Venezuela.

Para José Reinaldo, é um livro de aventura e, sem pretensões acadêmicas, tem valor etnográfico, uma vez que retrata usos e costumes, a história, a geografia, a cultura dos povos latino-americanos em múltiplas dimensões. Um livro de mochileiro e andarilho. É o próprio Gaby quem diz que uma das paixões que o levou a escrevê-lo foi a “paixão pela estrada”, que adquiriu ainda na infância.

Pela Carreteira é essencialmente um livro de crônica política, em que o personagem central é o grande povo latino-americano, revolucionário e bolivariano que, em imensos “formigueiros vermelhos”, está transformando a face do mundo neste início de século. É no compromisso político, na “paixão revolucionária”, que o autor viu a motivação para escrever seu trabalho: “Este livro é também fruto de um compromisso político e ideológico que assumi na Venezuela junto aos nossos camaradas bolivarianos e comunistas”.

José Reinaldo considera que o lançamento do livro é um evento importante não só do ponto de vista cultural, mas na vida militante da base do partido. “Escrever, divulgar, participar da luta de ideias, defender a revolução e o socialismo, a perspectiva estratégica e ideológica do partido, são atitudes que a direção deve estimular nos militantes e quadros”, declarou o secretário nacional de Comunicação. “A revolução e o socialismo fazem parte do léxico do PCdoB, palavras e conceitos que a grande mídia e os sociais-democratas pretendem superados historicamente. Um dos méritos do livro do Gaby Fernandes é o resgate e o elogio a essa luta a partir de uma experiência concreta. E ele o faz de forma viva e agradável”.

Durante o debate, o dirigente comunista elogiou a revolução bolivariana e o papel do presidente Hugo Chávez nas lutas anti-imperialistas atuais na América Latina. Ao fazer o balanço de quase uma década e meia de transformações, Reinaldo apontou como principais marcos as vitórias eleitorais de Hugo Chávez, Evo Morales e Lula. Na opinião do dirigente comunista, o atual período registra importantes passos: aprofundamento e ampliação da democracia, progresso na integração continental, conquistas sociais, defesa da soberania nacional e avanço das posições anti-imperialistas. Para ir mais além, diz, é preciso aprofundar o combate às classes dominantes reacionárias aliadas das grandes potências, principalmente o imperialismo estadunidense.

Da Redação