Encontro e curso reúnem comunistas da região da Serra Geral-BA
No último final de semana (2 e 3/3), dirigentes e pré-candidatos do PCdoB de várias cidades da região da Serra Geral, na Bahia, participaram do encontro “Serra Geral – oportunidades e novos desafios” e do curso sobre o Programa Socialista. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, na cidade de Guanambi, mobilizando cerca de 400 pessoas.
Publicado 05/03/2012 13:56 | Editado 04/03/2020 16:18
Na abertura do encontro, sexta à noite, no auditório da Câmara Municipal de Guanambi, o tema foi debatido pelo deputado federal e presidente do PCdoB da Bahia, Daniel Almeida; o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos; o representante da Codevasf, Lourival Gusmão; Alfredo Boa Sorte, da Sesab; o professor da Uneb, Ozaná Macêdo; o representante do IFI, Carlos Elísio; a deputada estadual Ivana Bastos (PSD); o dirigente da Fetag, Zé de Doutor, e o prefeito de Caetité, Zé Barreira.
No sábado, cerca de 80 pessoas, entre dirigentes e pré-candidatos de 18 municípios participaram do curso sobre o Programa Socialista. A iniciativa da direção estadual do partido tem o objetivo de preparar seus militantes nas áreas de Formação, Organização e Comunicação para as eleições municipais de outubro.
Na abertura, Daniel Almeida fez uma atualização política, mostrando que o cenário é amplamente favorável às forças políticas que fazem parte dos projetos nacional e estadual, conduzidos, respectivamente, pela presidenta Dilma e o governador Wagner.
“Podemos constatar o sucesso desses projetos observando as mudanças sociais e econômicas que melhoram significativamente a vida dos brasileiros e dos baianos. O PCdoB é parte deles e vai lutar para fortalecê-los. Nosso desafio é ajudar Dilma a implementar um novo projeto nacional de desenvolvimento no país e Wagner a consolidar a nova Bahia”, afirmou.
Sobre as eleições de outubro, Daniel destacou que o PCdoB vai com ousadia para ampliar o número de prefeitos e eleger muitos vereadores. “O processo eleitoral está vinculado aos projetos nacional e estadual. A oposição está perdida e sem discurso. O partido buscará alianças e será protagonista em cerca de 96 cidades. Queremos crescer para influenciar mais politicamente e reafirmar nossa identidade”, disse.
Formação, organização e comunicação
Na segunda parte do curso, o integrante da Comissão de Formação, Caio Botelho, apresentou as ideias do PCdoB sobre o seu Programa Socialista. Em síntese, o partido defende que alcançar o Socialismo no Brasil passa pelas lutas atuais do povo brasileiro, está ligado a implantação do novo projeto nacional de desenvolvimento e às reformas política, agrária, urbana, da comunicação, tributária e da educação.
A secretária estadual de Organização, Daniele Costa, abordou o tema da estruturação partidária e da política de quadros. “O curso busca contribuir com a formação e a organização partidária da militância, que servem à luta política desenvolvida pelo partido. Queremos um partido de massas, aberto para o povo, mas com quadros dirigentes preparados para conduzir a nossa política”, esclareceu.
Em virtude do ano eleitoral, o advogado e dirigente estadual do PCdoB Vandilson Costa fez uma síntese sobre os principais aspectos que envolvem as eleições, desde as convenções municipais, passando pelo registro de candidatura e aspectos da Lei da Ficha Limpa, que já vale para o pleito de outubro.
Da redação,
com informações de Cláudio Mota