Movimentos sociais do Ceará realizam ato contra espionagem

Entidades de várias frentes dos movimentos sociais do Ceará realizam nesta quarta-feira (04/09), um ato público contra a espionagem norte-americana, em defesa da soberania dos povos, principalmente ao povo Sírio, e pela paz. A manifestação será na Praça do Ferreira, a partir das 16h.

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – núcleo do Ceará, uma das entidades que irá participar do ato político, considera “inaceitável” o argumento dos Estados Unidos de uso de armas químicas para justificar uma intervenção na Síria.

Para Teresinha Braga, coordenadora do Cebrapaz-CE, esta é uma ferramenta já utilizada pelos americanos em outros episódios de guerras para justificar as invasões. “Essa história de arma química, o mundo todo já conhece. No Iraque também aconteceu da mesma forma e, após o massacre, veio a comprovação de que não houve uso de armas químicas”, recorda a médica que acrescenta: “Os Estados Unidos sempre buscam criar fatos para embasar estas guerras. Esta é mais uma demonstração de que os americanos fabricam os conflitos, criando fatos inverídicos e disseminando o terror”, condena.

Participarão do ato representantes do Cebrapaz, UJS, UMB, Unegro, Aces, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, UNE, UBES, DCE’s da UFC, Unifor e FIC, Levante Popular da Juventude, Casa de Amizade Brasil-Cuba, Centro Socorro Abreu, CTB, CMP, MLB e Casa Chiquinha Gonzaga.

Mais

Os Estados Unidos também estão envolvidos em acusações de espionagem em vários países do mundo, dentre eles Brasil e México. Documentos ultrassecretos da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) mostram a presidenta Dilma Rousseff como alvo direto de espionagem. Os documentos são de junho de 2012 e foram repassados ao jornalista Glenn Greenwald por Edward Snowden, ex-analista da NSA que deixou os Estados Unidos e divulgou o sistema de espionagem americano no mundo.

O presidente norte-americano Barack Obama declarou na última semana que os Estados Unidos estão prontos para uma intervenção militar na Síria. "Nossa capacidade de executar essa missão não é sensível ao tempo; será eficaz amanhã, na próxima semana ou daqui a um mês. E eu estou preparado para dar essa ordem." Obama ressaltou, porém, que vai pedir o aval do Congresso americano, que está em recesso até 9 de setembro.

Obama disse que não espera a concordância de todos os países com a ação militar na Síria, mas pediu que aqueles que estiverem de acordo declarem isso publicamente. Ele afirmou que tomará a decisão mesmo sem aprovação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço

Ato contra espionagem e pela soberania dos povos

Data: quarta-feira (04/09);
Hora: a partir das 16h;
Local: Concentração na Praça do Ferreira

De Fortaleza,
Carolina Campos