Em Araci, trabalhadores são beneficiados com projeto de inserção

Nesta terça-feira (15/10), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Mato Grosso, iniciou no município de Araci, interior da Bahia, o processo de mapeamento das necessidades dos trabalhadores daquele município, resgatados em julho do ano passado em um canteiro de obras de condomínios de luxo, na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais), por estarem exercendo trabalho em condições degradantes.

No primeiro dia da ação, foi realizada uma sensibilização com os gestores do município e feita a abordagem – que levanta o perfil socioeconômico e as expectativas de trabalhador – de cerca de 120 pessoas resgatadas em Belo Horizonte. A ação de abordagem aos trabalhadores continua nesta quarta e quinta-feira (16 e 17).

“Esse primeiro momento possibilitará que a equipe de especialistas do Projeto Ação Integrada possa avaliar o perfil desses trabalhadores. E, a partir desse diagnóstico, convidaremos àqueles que se mostrarem aptos e dispostos a participar do projeto de qualificação Ação Integrada, que os integrará ao mercado de trabalho formal, além de oferecer cursos profissionais, elevação de escolaridade e acompanhamento social”, afirma Patrícia Lima, coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

O projeto, que tem apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), é considerado uma solução para que os trabalhadores resgatados recebam capacitação profissional, conquistem um trabalho decente e não voltem para as condições degradantes ou análogas à escravidão.

Fonte: Setre-BA