Cientistas pesquisam anticorpo contra entrada do SARS-CoV2 na célula

Produzido pelo sistema imunológico, ele também era eficiente contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars)

Cientistas descobriram um anticorpo monoclonal humano capaz de impedir que o vírus da covid-19 infecte células cultivadas em laboratório. A descoberta, publicada online na segunda-feira, dia 4, na Nature Communications, é um primeiro passo em direção ao desenvolvimento de anticorpos capazes de prevenir ou tratar a doença causada pelo novo coronavírus.

Pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Centro Médico da Universidade de Erasmus e da Harbour BioMed (HBM) assinam o estudo que se baseia no trabalho feito durante a epidemia ocorrida em 2002 com anticorpos do vírus da Sars. Foi identificado um anticorpo específico daquela epidemia que também é capaz de neutralizar a infecção por Sars-Cov2, o vírus da covid-19, em células cultivadas em laboratório.

Segundo os pesquisadores, esse anticorpo tem o potencial de alterar o curso da infecção no hospedeiro, ajudando no combate ao vírus ou prevenindo a infecção. Explicam que isso acontece porque o anticorpo se liga a uma parte específica do vírus que é exatamente igual no Sars-Cov e no Sars-Cov-2. Com isso, existe o potencial de resistência a doenças causadas por futuros novos coronavírus emergentes.

Outra vantagem apontada é que o anticorpo usado nesse trabalho é totalmente humano, o que permite um desenvolvimento mais rápido de um produto para tratamento da covid-19, além de reduzir o potencial de efeitos colaterais.

Terapias convencionais com anticorpos costumam ser inicialmente desenvolvidas em outras espécies e, só então, ‘humanizadas’. Isso significa que ainda há um longo caminho até o desenvolvimento de um tratamento.

Com informações das agências internacionais

Autor