A orelha do povo do Recife

Escrito por Rennat Said, livro “O Recife em Carne e Osso” tem três coisas que encantam o leitor

O Recife em Carne e Osso, de Rennat Said, será lançado nesta sexta-feira (1º/3), às 17 horas, no Bar Caldacio da Saudade (Rua da Saudade, 1.213, Recife). Escrevi para a orelha do livro:

Existem três coisas que encantam o leitor deste livro: a primeira delas é o amor de Rennat Said pelo Recife, afeto aberto, declarado pela gente do Recife. A segunda, é o reconhecimento do autor pelo legado de Liêdo Maranhão, o pesquisador da gente do povo como nenhum outro houve até hoje. E todos sabemos: quem é agradecido, é bom-caráter.

Neste livro, com um senso de humor admirável, Rennat Said cita esta frase de gênio de Marcos Barraqueiro, do Mercado de São José, registrada em um livro de Liêdo Maranhão:

“– Depois que inventaram o Viagra, está aparecendo tétano nas mulheres, porque tem muito prego enferrujado por aí”.

As pessoas homenageadas, agora personagens, valem e fazem valer este livro. O leitor escolha o melhor homenageado para a sua leitura: Liêdo Maranhão, Caldácio da Saudade – Daniel, Miró da Muribeca, Cinval Coco Grude, Zizo, Gargamel, Joca de Bacurau, Wilson Rossi, John Lennon do Recife, O Cascavel de Lampião, Jacaré, Isac Vieira, Rodrigues, Seu Cícero, Dan Jackson, Pelé O Flanelinha, Oswaldo Araújo, Joia O Mendigo da Saudade, Marcos do Peixe e Roger de Renor. 

Que galeria da gente do Recife! Difícil é dizer qual a melhor homenagem a tantos personagens tornados ilustres por Rennat Said. Mas eu gostei mais de Liêdo Maranhão. Eu sei que esta é uma escolha pessoal, que outros leitores poderão discordar. Mas numa coisa todos vamos concordar: a leitura do livro é boa e agradável.  

Lá no começo, eu anunciei três coisas boas nestas páginas de Rennat Said, mas só indiquei duas. Deixei pro fim esta:                     

– Fala, Rennat Said, que o povo te escuta.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor